Prazo para emissão da 2ª via do título de eleitor vai até a véspera da eleição
O documento é emitido na hora, desde que não haja nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. É possível também a emissão pela internet, no site do TSE. Ou ainda, o uso do e-Título no celular.

O eleitor que perdeu o título eleitoral ou teve o documento extraviado terá prazo para a emissão da segunda via do documento até sábado, 1º, véspera da eleição. Além dos cartórios eleitorais, em Belém, é possível fazer a emissão no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), localizado na travessa Pirajá, na Pedreira, das 8h às 13h, de segunda a sexta.
De acordo com o TSE, para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral.
Internet – Uma novidade para a eleição deste ano, o eleitor que estiver em dia com a Justiça Eleitoral, tem uma opção mais fácil para tirar a segunda via do título, que é pela internet. Ele mesmo pode imprimir o documento, sem ir ao cartório. Basta acessar a página do TSE, clicar na aba "autoatendimento do eleitor" no canto superior direito da tela. Depois, clicar em "imprimir título eleitoral" e preencher os dados solicitados.
Outros documentos – O título de eleitor não é o único documento que pode ser usado na hora de votar. Outros documentos oficiais com foto, como carteira de identidade, de trabalho ou de motorista, por exemplo, também valem.
E-Título – Outra opção é a versão digital do título de eleitor, o aplicativo e-Título. É possível baixá-lo de graça no celular. Mas, atenção: No sábado, 1° de outubro, dia anterior ao primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito.
Texto: Lais Azevedo - Ascom TRE Pará, com informações do TSE.