TRE do Pará reforça as ações de acessibilidade do eleitorado
O Regional implementa nesta segunda-feira, 26 de setembro, Dia da Pessoa Surda, a Central de Intermediação de Libras para as Eleições 2022. O atendimento colabora para tirar as principais dúvidas sobre a votação dessa comunidade.
Com o objetivo de ampliar os recursos de acessibilidade nas Eleições 2022 e proporcionar às pessoas com deficiência auditiva e/ ou surdas a garantia do direito inalienável de comunicação, o TRE do Pará irá disponibilizar no dia 2 de outubro e eventualmente no dia 30 de outubro, caso haja 2º turno das Eleições Gerais deste ano, a Central de Intermediação em Libras – CIL que irá funcionar das 8 às 18h.
A iniciativa do Núcleo Socioambiental, de Acessibilidade e Inclusão (NSA) é um serviço de tradução simultânea que facilita a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas e profissionais intérpretes/tradutoras (es), por meio de videochamada no aplicativo WhatsApp nos dias da votação.
Ao acionar o serviço, as (os) servidoras (es) e colaboradoras (es) da Justiça Eleitoral, coordenadoras (es) de acessibilidade e mesárias (os) irão colocar a pessoa surda em contato direto com a (o) intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) credenciada (o) pelo TRE do Pará que fará a tradução e vai ajudar a tirar as dúvidas sobre a votação em tempo real.
Para isso, é necessário ter um celular com câmera, notebook, computador ou tablet para que seja efetivada a videochamada. A orientação é que a câmera fique direcionada para a pessoa usuária de Libras e que a (o) representante da Justiça Eleitoral acompanhe a ação para receber a tradução simultânea.
Excepcionalmente, poderá ser solicitada a presença de um profissional de Libras ao local de votação (Belém), cujo pedido passará pela análise do NSA.
A Central de Intermediação em Libras irá funcionar nos seguintes números de WhatsApp, das 8 às 18h no dia 2 de outubro (votação do 1º turno) e no dia 30 de outubro (em caso de votação no 2º turno):
(91) 98585-4741
(91) 98585-2187
(91) 98585-1507
Comemoração
No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Pessoa Surda, data escolhida em homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857 e o TRE do Pará tem construído uma bela e sólida história junto à comunidade surda paraense a partir das várias iniciativas que visam ampliar a acessibilidade.
Desde o mês de junho de 2021, todos os eventos públicos e sessões de julgamento do Tribunal dispõem do serviço de tradução/interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Também foram realizadas oficinas em Libras para servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores.
O "Minuto Libras", é um programa que ensina palavras, frases e expressões em Libras por meio das redes sociais oficiais do Tribunal e impulsiona o interesse e a aproximação pela linguagem.
Novidade
Outra inovação é que, para as Eleições 2022, as urnas eletrônicas serão equipadas com tradução em Libras. O recurso será usado da seguinte forma: será exibido, em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito no país, um vídeo no qual uma intérprete de Libras indica às eleitoras e aos eleitores surdas (os) qual cargo está em votação no momento.
Texto: Rodrigo Silva, com informações do NSA.