Corte do TRE do Pará adere à campanha do Agosto Lilás
A ideia é divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher.

A campanha Agosto Lilás foi criada para divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher. É também uma referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completou 17 anos. Por essa razão, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), principalmente por meio da Ouvidoria da Mulher, tem encampado uma série de ações no sentido de chamar atenção para o tema.
Uma delas ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), durante a Sessão Plenária Administrativa, quando o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, juntamente com os membros da Corte Eleitoral, aderiu a ação promovida pela Ouvidoria da Mulher. Na ocasião, todos usaram broches confeccionados em fitilho na cor lilás e posaram para fotografia, como forma de apoio à campanha.
Além disso, a Ouvidoria da Mulher vem promovendo ações diversas nas redes sociais do Tribunal, sob a coordenação da ouvidora, Blenda Rigon, em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) para marcar a campanha. As zonas eleitorais também estão envolvidas na ação, por meio do envio de fotografias de suas equipes, para futura confecção de vídeo.
Para o presidente do Tribunal, essas ações são essenciais para fomentar discussões sobre o tema. “Parabéns a Ouvidoria da Mulher porque esse tipo de trabalho é fundamental para a proteção da mulher”, disse.
Disque 180 – Denuncie
A campanha também busca divulgar os meios para comunicar casos de violência contra a mulher. Um deles é a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, através do 180, que recebe comunicados de casos de violência doméstica. O telefone é de abrangência nacional. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará