Oficina de Planejamento das Eleições tem início em Salinópolis
Cerca de 160 servidoras (es), da sede do TRE do Pará e representes das 100 zonas eleitoras participam do evento, que conta com a presença do presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior e da diretora-geral, Nathalie Castro.

As oficinas para a preparação do Plano Integrado das Eleições 2024 (PIE 2024) tiveram início manhã desta quarta-feira (30), no município de Salinópolis, no nordeste paraense e seguem até o dia 1° de setembro. Cerca de 160 servidoras (es), da sede do TRE do Pará e representes das 100 zonas eleitorais participam do evento, que conta com a presença do presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior e da diretora-geral, Nathalie Castro.
Após o credenciamento, as boas-vindas foram dadas pelo presidente do Regional, por meio de vídeo e na parte da tarde de forma presencial, quando destacou os bons resultados que devem resultar do encontro. Sabemos que vamos colher muitas boas ideias a partir dessas oficinas e que elas serão usadas nas próximas eleições", frisou.
A diretora-geral, Nathalie Castro, também deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do evento. "O PIE 4.0 em Salinópolis é uma oportunidade para mentes criativas ajudarem a moldar o futuro dos processos de eleição, com foco na transformação digital, gestão de conhecimento e visão sistêmica das ações ", disse.
A primeira programação do dia foi a palestra "Pessoas, principal pilar para a transformação digital", com o professor Antônio Muniz que, dentre outras orientações, mostrou que é possível desempenhar bons trabalhos, sem necessariamente utilizar apenas recursos tecnológicos. "Precisamos refletir quando se deve usar a tecnologia, mas também quando se deve usar a eficiência das pessoas", destacou.
A secretária de Planejamento, Hérika Sodré, responsável pela organização do evento, falou sobre o Plano das Eleições de forma mais detalhada com o questionamento "Afinal o que é o PIE?", mostrando entre outras coisas, as evoluções pelas quais vem passando esse planejamento.
Ao longo do dia, várias oficinas ocorreram abordando questões como a "Empatia e cenário" e "Falando de problemas".
Na quinta-feira (31), a programação prossegue com mais uma rodada de oficinas.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará