Projeto Exercendo a Cidadania realiza ação no oeste do Pará
Implementado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), a iniciativa atendeu adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, em Santarém.

Na última quinta-feira, 24, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral do Pará levou o projeto “Exercendo a Cidadania” até o Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do estado. Estiveram presentes o vice-presidente do TRE Pará e corregedor regional eleitoral, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, junto com servidoras e servidores da CRE.
O público-alvo da ação foram os adolescentes entre 15 e 19 anos, que estão internados na unidade cumprindo medidas socioeducativas, além de jovens da unidade de semiliberdade masculina.
Foram realizados atendimentos eleitorais com os adolescentes. Entre os serviços realizados, estão o alistamento eleitoral, o cadastramento biométrico, transferência de local de votação e atualização do título de eleitor. Além disso, as servidoras e servidores da CRE promoveram uma roda de conversa que abordou a importância do voto e da democracia.
O secretário da Corregedoria Eleitoral do TRE Pará, Bruno Giorgi, destacou o objetivo do projeto "Exercendo a Cidadania”, que é atender e acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, e ressaltou o sentimento ao participar da ação. “Fiquei feliz e sensibilizado em participar de uma ação que levou esperança e cidadania a meninos que estão com seus sonhos encarcerados.”
Giorgi também explicou que o “Exercendo a Cidadania” é um projeto guarda-chuva que realizou a primeira ação em maio deste ano de 2023, no âmbito das ações do “Registre-se”, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça. Em uma semana, mais de 500 pessoas foram atendidas em Belém e Ananindeua. “O projeto foi criado na gestão do desembargador José Maria Teixeira do Rosário, está no plano de ação e nós ainda vamos fazer mais atividades como essa ao longo do biênio”, pontua.