Eleições Suplementares de Viseu: TRE do Pará realiza primeira reunião com as forças de segurança pública
Durante o encontro híbrido, foram apresentados os dados gerais do eleitorado e o planejamento inicial elaborado a partir de vistoria realizada pelo Tribunal nos locais de votação do município.
Em reunião híbrida realizada na manhã da segunda-feira (23) no auditório Ivan Mello, no prédio-sede do Tribunal, o presidente e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior e o desembargador José Maria Teixeira do Rosário, respectivamente, trataram dos primeiros alinhamentos com representantes das Forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros), Secretaria de Segurança Pública (Segup), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Trânsito (Detran) para garantir tranquilidade e paz social durante a realização das Eleições Suplementares de Viseu (PA). O pleito vai definir quem vai ocupar os cargos de prefeita (o) e vice-prefeita (o) no dia 5 de fevereiro de 2023, segundo a Resolução TRE nº 5.755/22.
Após esse primeiro encontro, cada força de segurança irá definir um planejamento operacional que, posteriormente, será apresentado à Presidência do TRE do Pará para definição do planejamento final a partir dos pontos em que se faz necessário o reforço da segurança.
O presidente do TRE do Pará iniciou a reunião agradecendo a presença de todas (os) os representantes das forças de segurança pois, “sem cada representante, o TRE não poderia exercer o seu papel de realizar a eleição desde o alistamento eleitoral até a diplomação ", afirmou.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral também enfatizou os agradecimentos. “Parabenizo o TRE pela iniciativa de convocar os setores de segurança para promover as eleições municipais de Viseu. Espero que todos estejam empenhados em manter a segurança para realizar com paz e harmonia visando à democracia do nosso país ", disse.
A diretora-geral do TRE, Nathalie Castro, apresentou, em linhas gerais, a realidade do eleitorado do município, onde serão realizadas as eleições suplementares, e o planejamento inicial
para a segurança do eleitorado e dos respectivos locais de votação elaborado a partir das vistorias realizadas pelo Gabinete da Polícia Judicial (GPJ).
Planejamento
A diretora detalhou que Viseu possui quase 47 mil eleitoras (es) distribuídas (os) em 71 locais de votação, dos quais seis estão localizados na área urbana; quatro locais de votação em área ribeirinha e um local de votação em área quilombola. Os outros 60 locais estão espalhados nas localidades rurais do município. Ao todo, são 155 seções eleitorais com 620 mesárias e mesários.
O horário de votação será das 8h às 17h, com previsão de encerramento da apuração e entrega do resultado para às 18h. A população irá votar em dois candidatos à prefeitura: Cristiano Vale (11 - PP) e Maria Rosalina Ribeiro dos Santos, a "Mãe da Carla Parente" (55 - PSD).
O chefe da Polícia Judicial do TRE do Pará, Alexandre Santos, expôs os pontos observados durante a visita técnica aos locais de votação com ênfase nas regiões mais afastadas e que dependem dos horários de maré para os deslocamentos das urnas eletrônicas a tempo do dia da votação.
Charles Fernandes, juiz eleitoral da 14ª Zona Eleitoral (Viseu), agradeceu a oportunidade de estar na reunião e destacou a realidade local ressaltando a necessidade depermanência das tropas de segurança na cidade até o dia seguinte à votação, o reforço no quantitativo de pessoal e de viaturas para o policiamento ostensivo no período eleitoral.
O secretário adjunto da Segup, Cláudio Oliveira, colocou a secretaria à disposição para colaborar com a realização de um pleito tranquilo e ordenado.
Também participaram da reunião o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Bruno Giorgi, o secretário de Administração do TRE, Judiron Carvalho, e os demais representantes da Segurança Pública.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.