TRE do Pará emite nota de pesar pela morte de Edson Franco
O professor estava internado na UTI de um hospital particular em Belém e faleceu na madrugada de hoje (13) aos 86 anos.
Durante a Sessão Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, na manhã desta quinta-feira (13), o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, informou à Corte sobre a morte do professor Edson Franco e pediu para que fosse registrada uma Nota de Pesar à família. Nome de referência na educação no estado do Pará, o professor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Belém e faleceu aos 86 anos.
Professor, advogado e jornalista, Edson Raymundo Pinheiro Franco foi reitor eum dos fundadores da Unama e do Cesep. Ele também era membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo.
O presidente do TRE do Pará iniciou a Sessão Administrativa lembrando da trajetória do professor. “Foi um grande homem e um grande educador”, começou. Em seguida, o representante do Ministério Público Eleitoral, o procurador eleitoral Regional, Alan Mansur, também fez questão de acrescentar algumas palavras sobre o educador. “Ele ajudou a aperfeiçoar a educação particular no Pará, ao mesmo tempo em que participou ativamente da educação pública no estado”, disse.
A vice-presidente do TRE do Pará, em exercício, desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, comentou sobre sua relação pessoal com o ex-reitor. “Ele era meu amigo e foi meu professor, realmente uma grande perda para o nosso estado”, enfatizou.
O juiz eleitoral Edmar Pereira lembrou de quando conheceu o docente. “Quando cheguei à Belém vindo do Maranhão, trabalhava o dia todo e estudava à noite, e ele sempre me ajudou muito nessa trajetória. Lembro de ele ficar esperando os estudantes nas escadarias da instituição. Era, sem dúvida, uma grande referência na educação para o Pará”, ressaltou.
O juiz substituto José Maria Rodrigues também destacou seu contato com o professor. “Tive o privilégio de conhecê-lo e posso dizer que ele era realmente uma pessoa muito carinhosa e caridosa. Era um humanista de fato”, completou.
O velório do professor Edson Franco ocorre na manhã desta quinta (13), na capela do Colégio Nazaré, em Belém. O enterro está previsto também para hoje, no cemitério Santa Izabel, no bairro Guamá.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará