TRE do Pará tem ponto de entrega de material reciclável
Localizado no prédio-sede do Tribunal, o espaço funciona como ponto de descarte consciente de material reciclável que depois é encaminhado às cooperativas parceiras.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por meio do Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (NSA), mantém no prédio-sede um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) destinado ao recolhimento de resíduos recicláveis.
Tanto as servidoras e os servidores do Tribunal, quanto o público externo, podem levar até o local materiais como papel, plástico, metal, vidro, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos quebrados e até mesmo o óleo de cozinha usado.
“Nosso ponto de entrega voluntária funciona como uma ponte entre a comunidade e as cooperativas de reciclagem que atuam na Grande Belém. Trata-se, basicamente, de promover ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Ressalto que o Tribunal não lucra com isso e as cooperativas utilizam esse material para manutenção de suas famílias”, explica a chefa do NSA, Lísia Dias.
Depois de recolhido, o material é encaminhado para as cooperativas que mantêm parceria com o Tribunal, como o Instituto Alachaster, que recebe os resíduos e contribui com a renda familiar de pessoas que tiram o sustento desse trabalho, além de colaborar para a promoção de atividades educacionais, como o curso de educadores ambientais, e a atividades com a chamada economia verde, que visa ao desenvolvimento sustentável sem a degradação do meio ambiente.
Quando o material coletado atinge a quantidade necessária, as cooperativas vêm retirar. “No momento da entrega, tudo é pesado pelo Tribunal em balança própria e o peso que coletamos mensalmente é encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça para pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade dentro dos objetivos da política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário”, observa Dias.
A chefa do NSA aproveita para motivar as servidoras e os servidores do quadro funcional do TRE a procurar o PEV da sede para depositar os materiais que têm em casa ou nas salas do Tribunal. “Quero também estimular nossos servidores a trazer seus recicláveis para entrega aqui no Tribunal, pois assim nos ajudam a alcançar a meta mensal de coleta e cumprir com a política de sustentabilidade do CNJ. No caso de papeis e/ou documentos antigos com dados pessoais, todos podem ficar tranquilos porque isso será mantido em sigilo”, garante.
Plano Sustentável
O PEV também integra os objetivos principais do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2026 do TRE do Pará que prevê a gestão de resíduos por meio da promoção de ações socioambientais junto ao público externo para garantir a atuação democrática do Poder Judiciário e a integração das cidadãs e dos cidadãos em ações de sustentabilidade de acordo com o objetivo geral de promover práticas sustentáveis de gestão a partir do uso racional de recursos, da proteção do meio ambiente, da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável das ações institucionais.
O Plano foi elaborado com foco nas orientações enumeradas na Resolução 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, evidencia os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) baseados em ações ambientais, econômicas, sociais e culturais que promovam o desenvolvimento sustentável. O lançamento oficial do plano ocorreu durante sessão plenária com a Corte Eleitoral reunida.
Como funciona o PEV
O Ponto de Entrega Voluntária do TRE do Pará funciona durante o horário de expediente (das 8h às 14h) e as pessoas interessadas em trazer material reciclável devem comparecer à portaria do prédio-sede com documento de identificação oficial com foto em mãos (RG, carteira de habilitação ou passaporte) e CPF para a realização e um cadastro interno. Feito o cadastro, o acesso será liberado para as próximas entregas de recicláveis mediante a identificação.
Além disso, não é permitido acessar as dependências do Tribunal vestindo bermudas, shorts ou minissaias.
Serviço
Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do TRE do Pará
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Local: garagem do prédio-sede do Tribunal, na Rua João Diogo, 288, bairro da Campina, em Belém.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Foto: João Pedro Bittencourt / Ascom TRE do Pará.