Segundo dia do Projeto Integração em Parauapebas tem apresentações de gestores
O foco foi nas unidades de Administração, de Tecnologia da Informação e de Comunicação.

O segundo dia do Projeto Integração em Parauapebas, na região sudeste do Pará, na sexta-feira (28), iniciou com as apresentações dos gestores das unidades de Administração, de Tecnologia da Informação e de Comunicação Institucional. Antes, o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidiu a Sessão Extraordinária Administrativa e de Julgamento, diretamente do Fórum Eleitoral Desembargadora Izabel Vidal de Negreiros Leão, no centro do município.
O Projeto Integração visa aproximar cada vez mais as zonas eleitorais da administração central do Tribunal. A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, iniciou dando as boas vindas aos presentes e explicando um pouco mais sobre o que vem sendo feito para promover o projeto.
O primeiro a apresentar seus projetos dentro da programação, na manhã de sexta-feira, foi o secretário de Administração, Judiron Carvalho, que abordou, entre outros assuntos, a questão da gestão mobiliária. “Vamos atuar no desfazimento de bens e ver quais as necessidades da zona nesse sentido. São coisas simples, mas que no dia a dia tem um impacto grande no trabalho prestado ao jurisdicionado”, justificou ele, que esclareceu ainda sobre a gestão documental e a manutenção predial.
A segunda apresentação do dia foi a da coordenadora da Assessoria de Comunicação Institucional do TRE do Pará, Renata Ferreira, que falou sobre o projeto de comunicação desenvolvido pela unidade, o Projeto Zonas Eleitorais em Foco. “Visa fazer com que as servidoras e servidores e colaboradoras e colaboradores possam contar um pouco do dia a dia do trabalho na Zona Eleitoral, falando um pouco de suas experiências e contando suas histórias em vídeos curtos para que possamos registrar e mostrar isso nas nossas redes sociais. Uma forma de valorizá-los”, resumiu a coordenadora.
Logo depois foi a vez do secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, que começou apresentando dados importantes sobre as zonas eleitorais 75ª e 106ª, que abrangem Parauapebas e Canaã dos Carajás, como por exemplo, o número do eleitorado total, 184.938 (Parauapebas) e 50.250 (Canaã dos Carajás).
Um dos pontos abordados pelo secretário foi o projeto “Eleições no Mapa”. “Ele visa uma revisão em toda infraestrutura, inclusive de custo, utilizada durante as eleições no município de Parauapebas”, destacou ele, que falou ainda sobre outro projeto importante, o “Vota Ágil”, que busca diminuir o número de filas no dia da eleição e, consequentemente, o tempo de espera para votar.
Ao final das apresentações, os presentes receberam brindes, entre eles, produtos do projeto “Votos de Esperança”, uma parceria com a Fábrica Esperança que transforma as antigas urnas de lona, inservíveis, em bolsas e mochilas sustentáveis.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: Elaynia Ono e Thalles Puget/ Ascom TRE do Pará