TRE do Pará apoia campanha Março Lilás
Fachada do Tribunal está iluminada na cor lilás para conscientizar o público sobre a luta das mulheres em prol da conquista do voto

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará aderiu à campanha Março Lilás, que celebra a conquista do voto feminino na Inglaterra, no século XX. A cor foi utilizada pelas sufragistas inglesas para identificar a luta pelo direito ao voto. Depois disso, o lilás foi adotado pelo movimento feminista. Ao longo de todo o mês de março, a fachada do Tribunal estará iluminada com a cor lilás para conscientizar o público sobre a luta e a conquista das mulheres.
Nas eleições do ano passado, o Brasil elegeu um número recorde de mulheres para a Câmara dos Deputados: 91. A maior participação feminina da história. Apesar desse avanço, o número ainda está longe de representar igualmente a proporção de mulheres na população. Por isso, a importância de iniciativas que incentivam cada vez mais a participação feminina na política.
No dia 8, data em que é comemorada o Dia Internacional da Mulher, o TRE do Pará realizou webinário e palestras que abordaram o tema, contando com a participação de mulheres que são referências em suas áreas de atuação, como a ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal.
A campanha Março Lilás também reforça a importância da prevenção e do combate ao câncer do colo uterino, que é o terceiro mais frequente entre a população feminina no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil pode ter alcançado mais de 16 mil novos casos da doença entre 2020. Na maioria dos casos, o câncer de colo uterino pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Texto: João Pedro Bittencourt / Ascom TRE Pará