TRE do Pará participa do III Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais

Evento foi realizado em Brasília, no Salão Nobre do Tribunal Superior Eleitoral.

Evento foi realizado em Brasília, no Salão Nobre do Tribunal Superior Eleitoral.

A juíza da Corte Eleitoral e ouvidora da mulher, Rosa Navegantes, e a integrante da Comissão de Incentivo à Participação Feminina (CIPF), Ingrid Agrassar, representaram o TRE do Pará no III Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais, que reuniu desembargadoras, magistradas e servidoras da Justiça Eleitoral de todo o país. “O encontro trata da perspectiva do protocolo de gênero perante a Justiça Eleitoral. Então, a tratativa é a legitimidade de cotas e também a determinação que os partidos políticos têm que exibir um formulário desse pedido de registro de candidatura para conseguir a veracidade das informações”, destacou a juíza e ouvidora da mulher do TRE Pará, Rosa Navegantes.

O evento foi realizado na última terça-feira, 28, pela Comissão TSE Mulheres e pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A ministra Cármen Lúcia, do STF e do TSE, participou da abertura do encontro e ressaltou que é uma oportunidade de avaliação das conquistas das mulheres. “As violências que são praticadas contra as mulheres são uma forma de violência contra toda a humanidade, representam a desumanização da mulher. É um recado de que não somos humanos. E isso é inaceitável, principalmente, no marco civilizatório que temos”, afirmou.

A servidora Ingrid Agrassar destacou a importância dos temas abordados no encontro, como o protocolo para julgamento sob a perspectiva de gênero. “Trouxe à tona o quanto precisamos avançar quantitativamente na composição das Cortes, no número de mulheres ocupando cargos de gestão. A democracia se baseia na pluralidade, na representatividade e no combate a todo tipo de violência, inclusive da violência política”, pontuou.

O III Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais teve como objetivo dar seguimento aos debates ocorridos nos encontros anteriores, em fevereiro e junho de 2022, que trataram de temas relacionados às questões femininas no âmbito da Justiça Eleitoral. A programação do III Encontro Nacional incluiu ainda uma oficina sobre o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero e o painel “Os Desafios das Mulheres e a Perspectiva de Gênero na Justiça Eleitoral”.

Texto: João Pedro Bittencourt com informações do TSE.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 15h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido