Corregedoria do TRE do Pará leva serviços eleitorais às comunidades quilombolas
Entre os serviços oferecidos estão a emissão do título eleitoral e da carteira de identidade, coleta biométrica, segunda via da certidão de nascimento e outros.
Com o objetivo de incentivar as comunidades remanescentes a se declararem como quilombolas na Justiça Eleitoral, a Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-Pará) deu início, nesta quarta-feira (29), à série de ações "Sou Quilombola, anote aí!" no Quilombo Vila do Torres, no munícipio de Tracuateua.
A iniciativa integra o projeto "Exercendo a Cidadania". Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços, incluindo a emissão do título eleitoral e da carteira de identidade, coleta biométrica, orientação jurídica e segunda via de certidão de nascimento. Além disso, foram disponibilizados serviços de saúde e assistência social, como vacinação, corte de cabelo e atividades de lazer para as crianças.
A ação teve início às 8h e seguiu até 12h, resultando em mais de 110 atendimentos a eleitoras e eleitores, 74 emissões de carteiras de identidade, 40 atendimentos jurídicos e 70 fotos 3x4.
A realização da iniciativa conta parcerias com a Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado e Prefeitura Municipal de Tracuateua.
As ações continuam no dia 30 de novembro em Tracuateua, na Vila Jurussaca, na Escola Ludovino Antônio de Araújo. No dia 01 de dezembro, as atividades encerram no município de Bragança, no Quilombo Vila América, na Associação Remanescente da Comunidade Quilombola do América (ARQUIA).
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.