TRE do Pará inaugura, em Paragominas, o novo Fórum Eleitoral do município
Marcada para o dia 1º de dezembro, a cerimônia de inauguração oficial terá a presença do presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e o nome do espaço é uma homenagem ao ex-presidente do TRE, desembargador João José da Silva Maroja.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará inaugura na sexta-feira, dia 1º de dezembro, a partir das 9h, o Fórum Eleitoral da 42° Zona Eleitoral, em Paragominas, na região sudeste paraense.
Localizado na Rua José Natalino Carminati - bairro Uraim II, o prédio próprio com área total de 270 m² passou por uma reforma completa no período de julho a setembro deste ano de 2023. Foram realizadas a troca de todo o piso do espaço, a pintura, recuperação da calçada externa além de intervenções elétricas e manutenção predial. Também foram solucionadas demandas antigas da equipe de servidoras (es) que trabalha no cartório eleitoral.
Reformado e entregue à população, o espaço vai proporcionar mais conforto ao público que vai em busca dos atendimentos ofertados diariamente pelo Tribunal como a emissão da 1ª e 2ª via do título eleitoral, a coleta biométrica, a mudança do local de votação, revisão de dados cadastrais, quitação de multas, entre outros.
Para a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a inauguração reflete a preocupação do Tribunal com o ambiente onde são ofertados os serviços de cidadania à população. "A administração do Tribunal, ciente da importância de um prédio adequado, que traga melhor conforto e acolhimento aos nossos eleitores e servidores, entrega nessa data um cartório eleitoral reformado, atendendo a todas as demandas da Zona Eleitoral relacionadas à melhoria na infraestrutura" observa.
De acordo com o secretário de Administração do TRE, Judiron Carvalho, a reforma também representa um desafio superado, sobretudo pela logística de realização do trabalho. "Para nós, da Secretaria de Administração, incluindo a Coordenadoria de Edificações e Infraestrutura (Coedi) e a Seção de Engenharia e Projetos (Senge), é motivo de grande alegria e satisfação realizar uma ampla reforma como a que foi feita em Paragominas. Primeiro, por causa do desafio diário que é atender as diversas demandas de manutenção dos 90 imóveis que o Tribunal utiliza no interior do estado, dos quais 60 são próprios e 30 alugados. Realizar esse trabalho dentro do nosso estado, com as características e dimensões que ele tem, é um desafio muito grande", avalia o secretário.
Memória
O cartório eleitoral de Paragominas foi designado em portaria assinada pelo presidente do TRE do Pará, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, como Fórum Eleitoral Desembargador João José da Silva Maroja em homenagem ao presidente que desempenhou suas atividades no Tribunal entre os anos de 2007 e 2009. Aposentado no ano de 2014, o desembargador faleceu em setembro de 2020.
A proposta da homenagem foi apresentada aos membros da Corte Eleitoral pelo desembargador-presidente durante a Sessão Plenária realizada na manhã da terça-feira (28/11), a qual foi acatada por unanimidade.
O presidente do TRE do Pará destacou que a homenagem é mais do que merecida, pelos relevantes serviços prestados pelo desembargador, à Justiça Eleitoral e à sociedade como um todo.
Entre os feitos realizados pelo ex-presidente estão o início da implantação da biometria no Pará, a partir do município de Capanema. Além disso, ele foi o idealizador da criação do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE), que integra a estrutura da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/PA).
Serviço
A cerimônia de inauguração oficial ocorre na sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2023, a partir das 9hs na Rua José Natalino Carminati - bairro Uraim II.
O atendimento ao público no Fórum Eleitoral de Paragominas ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Secretaria de Administração (SA) do TRE do Pará.
Arte: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.