Na 1ª edição do "Tu Dizes?", zonas eleitorais apresentaram boas práticas desenvolvidas nos cartórios
O encontro virtual reuniu cerca de 100 pessoas e foram apresentadas as práticas da 30ª Zona Eleitoral (Icoaraci), da 60ª ZE (Rio Maria) e da 39ª ZE (Tomé-Açu).

Foi realizada na manhã da quinta-feira (19) a primeira reunião virtual do "Tu DiZEs?". A iniciativa é da Secretaria de Planejamento do TRE do Pará e tem o objetivo de identificar e compartilhar práticas bem-sucedidas realizadas por servidoras (es) nas zonas eleitorais do estado, visando impulsionar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
No primeiro encontro, foram compartilhadas as boas práticas de "Divulgação de Ações e Captação de Mesários nas Redes Sociais", da 30ª Zona Eleitoral (Icoaraci); "Etiquetar os Processos no Processo Judicial Eletrônico (PJe)", da 60ª ZE (Rio Maria) e "Identidade Visual da Zona Eleitoral", 39ª ZE (Tomé-Açu) para as (os) mais de 100 representantes das diversas zonas eleitorais do estado que se inscreveram para o momento.
O diretor-geral em exercício, Felipe Brito, abriu oficialmente o evento falando sobre a criatividade dos projetos, que agrega ao dia a dia do Tribunal. "Essa iniciativa contribui muito para trazer mudança e dar saltos que levam à população para um novo estágio, além de trazer as boas práticas das zonas eleitorais que vão otimizar a rotina de trabalho dos colegas", destacou.
Em seguida, foi exibido o vídeo de divulgação do projeto preparado pela Assessoria de Comunicação Institucional do TRE do Pará e, depois, tiveram início as apresentações de cada boa prática. A reunião virtual teve a participação de mais de 100 pessoas das diversas zonas eleitorais do estado
A chefa de cartório eleitoral da 30ª Zona Eleitoral (Icoaraci), Sílvia Damasceno, compartilhou a prática da "Divulgação de Ações e Captação de Mesários nas Redes Sociais"
A iniciativa surgiu da necessidade de acompanhar as propagandas na internet durante o período eleitoral do ano de 2020 e prosseguiu após da oficialização do aplicativo de mensagens WhatsApp como meio para notificação de mesárias e mesários. Também foi criada uma página no Facebook e um perfil oficial da 30ª ZE no Instagram para divulgar as ações e atendimentos do cartório eleitoral.
“As ferramentas são muito úteis e nos perfis oficiais foram incluídas as informações necessárias para contato com os mesários. Uma outra ferramenta muito importante que gerenciamos é o próprio perfil da 30ª Zona Eleitoral no Google, onde constam informações que facilitam bastante o trabalho da ZE e o acesso às informações pelo público externo", explicou a servidora.
Breno Brandão, da 60ª ZE, falou sobre a prática de "Etiquetar dos Processos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) - Organização procedimental e processual". "Nosso objetivo é de trazer organização, celeridade para os processos e cumprir os prazos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prezando pela padronização e uniformização nos procedimentos judiciais", detalhou.
Finalizando as apresentações, a chefa de cartório da 39ª ZE (Tomé-Açu), Lena Leão, falou sobre a "Identidade Visual da Zona Eleitoral".
"A identidade visual da nossa ZE atinge o eleitor, que é o cliente maior do nosso cartório. E, para tornar a espera pelo atendimento menos ociosa, elaboramos vários elementos simples, mas que facilitam a comunicação como plaquinhas, uma identificação nos guichês, um cartaz explicando sobre o acesso à rede wi-fi para a quitação de multas e, na televisão instalada no salão de atendimento, são exibidas informações sobre democracia, o histórico da Justiça Eleitoral e outros temas afetos ao Tribunal", enumerou.
Ainda segundo a chefa de cartório, uma urna eletrônica do modelo mais recente (2020) fica sempre disponível na sede do cartório eleitoral para o treino do voto das (os) eleitoras (es), além do chamado Cantinho do Futuro Eleitor e o Espaço de Leitura, ambos destinados ao entretenimento das crianças que vão ao cartório acompanhando os pais para realizar a coleta biométrica ou à procura dos demais atendimentos ofertados pela Justiça Eleitoral.
Após as exposições, as (os) participantes puderam encaminhar perguntas sobre os temas apresentados.
A secretária de Planejamento do Tribunal, Hérika Sodré, agradeceu a participação de todas e todos ressaltando o saldo positivo da primeira edição. "Expressamos nossa gratidão às três estrelas que compartilharam suas práticas nessa primeira edição do Tu Dizes e vamos enviar os certificados de reconhecimento assinados pelo presidente e pela diretora-geral, que foi quem nos trouxe a sugestão desse compartilhamento de boas práticas a partir de uma visita a uma zona eleitoral", revelou.
A próxima reunião virtual do projeto ficou agendada para o dia 24 de novembro de 2023.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.