Roda de conversa debateu sobre Desorganização e a Saúde Mental

Durante a palestra online, foram apresentadas maneiras para identificar sinais de alerta e como buscar ajuda profissional, se necessário, ao perceber que algo não está bem, pois, a desordem nos espaços pode afetar diretamente a saúde mental.

Roda de conversa debateu sobre Desorganização e a Saúde Mental.
Fotoarte: Ana Beatriz Manarte / Ascom TRE do Pará.

O TRE do Pará, por meio do Serviço de Psicologia do Tribunal ligado à Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos), promoveu na manhã da sexta-feira (20) uma roda de conversa online com o tema “Desorganização do ambiente e as possíveis implicações na saúde mental”.

A palestrante foi a psicóloga Dorotea Albuquerque, que tem experiência no assunto, com mais de 30 anos na área da psicologia.

A profissional abordou as estratégias em saúde mental, as maneiras para identificar sinais de alerta e como buscar ajuda profissional, se necessário, ao perceber que algo não está bem, pois, a desordem nos espaços pode afetar diretamente a saúde mental.

De acordo com a psicóloga, em algumas situações a presença de um ambiente desorganizado pode refletir algo do subjetivo que necessita ser olhado e cuidado. "A saúde mental atravessa tudo o que nós fazemos porque o bem-estar e a qualidade de vida têm uma importância fundamental na nossa vida", disse.

Para a psicóloga do Tribunal, Daniela Moreira, a roda de conversa "serviu para perceber a nós mesmos e encontrar o caminho do meio para seguir, sem extremos na organização ou desorganização, e fiquei muito alegre com as informações práticas repassadas pela nossa palestrante”, afirmou.

Sobre os transtornos ligados à bagunça e desorganização, Albuquerque acrescentou que refletem mudanças internas que acontecem na vida das pessoas e o ambiente que elas ocupam refletem a sua desorganização interior. “Vários fatores interligados podem contribuir para desenvolver um transtorno na pessoa até atingir o ponto de quanto mais desorganizado está o ambiente, mais a pessoa sofre com a situação", disse.

Após a fala da palestrante, as (os) participantes do encontro online puderam compartilhar suas impressões e um pouco das experiências pessoais sobre o tema.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Fotoarte: Ana Beatriz Manarte / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido