Programa da Corregedoria Regional Eleitoral do Pará ganha Selo Nacional de Boas Práticas
A iniciativa premiada pela Corregedoria-Geral Eleitoral tem o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral da comunidade, principalmente das pessoas idosas, mediante uso de urnas eletrônicas nas escolas, praças e feiras para o treino do voto, de forma simplificada e acessível.
O Programa do Envolvimento do Servidor na Comunidade (PESC), criado pela servidora do TRE do Pará, Keyllaff Miranda, e validado pela Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE/PA), recebeu o Selo Nacional de Boas Práticas CGE/TSE 2022-2023: Atendimento, Inclusão e Diversidade, na categoria "Selo Destaque Cidadania - temática Atendimento, Inclusão e Diversidade".
A entrega ocorreu durante o Encontro Boas Práticas CGE 2022-2023, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).
O prêmio foi recebido pelo corregedor e vice-presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário. Um total de 39 selos foram entregues, como reconhecimento anual pelas boas práticas selecionadas e que serão publicadas no Portal de Boas Práticas da CGE.
Sobre o PESC
O PESC busca aproximar o cartório eleitoral da comunidade (escolas, praças, feiras), sobretudo as mais vulneráveis (idosos, crianças, adolescentes e indígenas), a partir do uso de recursos materiais e humanos de forma adequada, a exemplo da utilização das urnas eletrônicas para treino do voto pela eleitora e pelo eleitor, além da entrega de cartilha e panfletos para orientar sobre a sequência do voto a ser digitado na urna eletrônica e serve como conscientização das (os) servidoras (es) da importância do acolhimento humanizado aos usuários dos serviços da Justiça Eleitoral.
A prática também inova por meio da implantação de novas metodologias, ao aproximar a Justiça Eleitoral da comunidade, mediante uso de urnas eletrônicas nas escolas, praças e feiras para treino do voto com votação simulada, de forma simplificada e acessível.
Como resultados obtidos pela iniciativa estão a participação da comunidade local, o aumento do interesse das (os) idosas (os) pela participação na escolha de seus representantes, realização de palestras nas escolas, votações simuladas com adolescentes e crianças que repercutem em outras comunidades e revelam o alcance social do projeto.