Programa Visita Guiada do TRE do Pará recebeu alunos (as) da Faci
O objetivo do projeto é possibilitar que estudantes possam conhecer e vivenciar a rotina do Tribunal.
Um total de 45 estudantes do Curso de Direito da Faculdade Ideal (Faci) participaram, na manhã desta quinta-feira (21), do programa Visita Guiada promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará). O programa visa possibilitar que estudantes possam conhecer e vivenciar a rotina do Tribunal.
O primeiro compromisso das (os) estudantes foi acompanhar a Sessão Plenária de Julgamento, que ocorre todas às terças e quintas-feiras, na sede do Regional. Na ocasião, foram recebidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que deu as boas-vindas aos participantes. "É com muita honra que recebemos hoje as alunas e alunos da Faci para participarem do projeto, desenvolvido pela EJE, o Visita Guiada. Além desta Sessão, eles conhecerão o Centro Cultural da Justiça Eleitoral e a biblioteca e vão assistir a palestras sobre o Processo Eleitoral e sobre o Funcionamento da Urna", detalhou.
As (os) estudantes estavam acompanhados da coordenadora do curso de Direito, Marina Bordalo, e após a Sessão, todos foram conduzidos à biblioteca do Tribunal. No local, foram recebidos pelo bibliotecário Luan Silva, que explicou o funcionamento do espaço. "Temos aqui obras do direito público e do direito privado, um acervo que é renovado anualmente e que pode ser consultado por todos, de segunda a sexta, das 8h às 14h", ressaltou o bibliotecário.
A coordenadora do curso também fez questão de destacar a importância da biblioteca do TRE do Pará, considerada uma das mais completas do estado. “É um espaço agradável cercado de toda a informação necessária", disse.
O estudante Lucas Lemos, de 23 anos, contou que não conhecia a sede do Tribunal. "Gostei bastante de tudo, principalmente da biblioteca que não sabia que existia aqui dentro do TRE", opinou.
Os participantes acompanharam ainda uma palestra sobre o Processo Eleitoral, com a coordenadora da EJE, Valena Wanzeler, e sobre o Funcionamento da Urna, com o servidor Valdízio Netto.
O último espaço a ser visitado pelas (os) estudantes foi o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), onde está a Exposição Permanente que conta um pouco da história da Justiça Eleitoral no Pará, por meio de quadros e objetos, como os modelos de urnas usadas ao longo das várias eleições no estado.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: Thales Puget / Ascom TRE do Pará