TRE do Pará homenageia Nossa Senhora de Nazaré

Durante a tradicional visita ao prédio-sede do Tribunal, a Imagem Peregrina da padroeira do Pará foi recebida com honras de chefa de estado e houve a celebração do Rito de Bênção.

TRE do Pará homenageia Nossa Senhora de Nazaré.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

Na terça-feira (19/09), a programação iniciou pouco depois das 11h com a acolhida solene da Imagem na escadaria do prédio-sede, onde foi recebida pelo presidente do TRE do Pará, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e saudada pela Guarda de Honra da Polícia Militar do Pará e pela Banda do Corpo de Bombeiros com honras de chefa de estado, conforme regulamenta a Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971.

Em seguida, a Imagem foi conduzida pelo desembargador-presidente ao plenário Antônio Koury, onde foi entronizada em local de destaque e teve início o Rito de Bênção presidido pelo capelão da Marinha e pároco da Igreja Militar de Santo Amaro e Nossa Senhora dos Navegantes, padre Oliveira.

Além do presidente do Tribunal, a celebração foi acompanhada pelo juiz da Corte Eleitoral e ouvidor do Tribunal, Edmar Pereira, as gestoras e os gestores, as secretárias e os secretários, as (os) servidoras (es), as (os) aposentadas (os) convidadas (os) para o momento, as (os) estagiárias (os), colaboradoras (es); as (os) servidoras (es) empossados na segunda-feira (18) que passam pelo processo de ambientação na sede do Tribunal e ainda as (os) representantes das zonas eleitorais de cada mesorregião do estado sorteadas (os) para participar de maneira presencial da programação.



Mensagem

Na reflexão do Evangelho, o celebrante destacou o trecho de Lucas 1, 39-45, que narra o episódio da visita de Maria à sua prima Isabel, que estava no sexto mês de gravidez e esperava João Batista, o precursor.

Para o sacerdote, assim como no Evangelho, a ocasião da visita da Imagem é das mais especiais e também representa um privilégio pelo fato de que, durante as diversas romarias, e, em especial, no domingo da procissão do Círio, uma multidão vai desejar estar um pouco mais próximo do ícone religioso. "Este é um dia especial para essa casa, é um privilégio poder receber esta Imagem de significado imensurável, pois é muito mais que uma imagem, ela traz consigo a maior expressão de fé do mundo. Não tem como olhar para a Imagem e não imaginar a mãe de Jesus. Mãe é aquela que cuida, se preocupa, se envolve, protege e tudo isso está representado nesta Imagem", destacou.

E prosseguiu com a meditação da cena descrita no texto bíblico. "O Evangelho nos diz que quando Maria visitou Isabel, João Batista, que ainda nem tinha nascido, pulou de alegria no ventre de sua mãe. A ideia também é essa, que essa visita traga alegria a todos que aqui trabalham e são beneficiados. Que nós possamos ter o mesmo sentimento que teve João Batista: saltitar de alegria por saber que temos uma mãe, uma intercessora", concluiu o capelão.

No final da reflexão, o sacerdote convidou as pessoas presentes no plenário para, num instante de silêncio, apresentar os pedidos e intenções a Deus por intercessão da Virgem de Nazaré.

A homenagem musical ficou a cargo da chefa de Gabinete da Presidência, Patrícia Saboya, e do assessor da Ouvidoria Judicial, Rodrigo Valdez, que entoaram hinos religiosos tradicionais da festividade nazarena.

Após o Rito de Bênção, todas e todos tiveram a oportunidade de se aproximar da Imagem Peregrina para fazer um momento particular de oração e agradecimentos.

 

A celebração foi transmitida pelo canal oficial do TRE do Pará, no YouTube, e está disponível no link, clicando aqui

Sobre o Círio

Com o tema “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”, a procissão do Círio 2023 será realizada no segundo domingo de outubro (dia 8), quando mais de 2 milhões de pessoas, entre devotas (os) e turistas, vão às ruas da capital paraense acompanhar a berlinda que conduz a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré.

A manifestação é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido