Eleitores treinam como votar em shopping de Belém
A ação ‘Vem Treinar - Eleições 2024’ é promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
Quem visitou o Shopping Grão-Pará no sábado (24/08) encontrou uma cabine eleitoral montada logo na entrada, para que os eleitores pudessem treinar o voto para o dia da eleição. A ação ‘Vem Treinar’ é promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
Durante o treinamento, os participantes receberam informações importantes, como por exemplo, a ordem de votação na urna (de acordo com a legislação eleitoral, primeiramente, o voto é para vereador e, depois, para prefeito), assim como o número de dígito de cada um: vereador (são cinco números) e prefeito (dois números). A coordenadora da EJE, Valena Wanzeler, detalha ainda outras informações importantes para essas eleições. "A urna eletrônica modelo 2020, que será usada em Belém, tem um delay, ou seja, um tempo a mais para o eleitor votar e confirmar o seu voto, verificar a foto do candidato. Ou seja, o eleitor tem o tempo de olhar para o candidato e aí confirmar", explica.
O monitor de atendimento, Edson Júnior, levou as filhas Safira Pinheiro, de 6 anos, e Sol Pinheiro, de 2 anos, para passear no shopping e aprovou a iniciativa. "Muito importante abordar esse tema, até porque a minha filha mais velha já pergunta muito sobre esse assunto, desde das eleições de 2022", disse.
A doméstica Maria Mescouto, de 58 anos, também participou e aprovou a ação. "Foi ótimo. Já sei votar, mas acho bom treinar", opinou.
O Vem TREinar - Eleições 2024!” começou no sábado (10/08), e seguirá durante o mês de setembro por outros shoppings da capital e de Ananindeua, nos fins de semana, ou no sábado e/ou no domingo, sempre no horário das 10h às 22h. Os próximos shoppings a serem visitados pelo projeto serão o Shopping Castanheira (07 e 08/09) e no Shopping Metrópole (28 e 29/09).
Para participar, basta ir até o local, se identificar para uma das integrantes do projeto, receber as orientações e começar a treinar em uma das urnas instaladas no local, que é semelhante a que será usada no dia da eleição.
Texto: Alexandra Cavalcanti /ASCOM do TRE do Pará
Fotos: Thalles Puget /ASCOM do TRE do Pará