Presidente do TRE do Pará recebe visita institucional de professores argentinos
O grupo estava acompanhado do membro da Corte Eleitoral do Tribunal, juiz Marcus Alan de Melo Gomes, e da coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Valena Wanzeler.
Na manhã desta quinta-feira (22/08), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, recebeu em seu gabinete os professores: Gabriela Tozzi (directora del Instituto de Cultura Instituto de Cultura Popular y Pensamiento Nacional de la Universidad Nacional del Oeste); Lucía Colombo (relatora de la Comisión de Legislación General, Senado de Buenos Aires y directora de la Revista Jurídica de la Universidad Nacional del Oeste) e Pablo Perel (director Escuela Judicial de Buenos Aires y director de la Revista Jurídica de la Universidad Nacional del Oeste).
Os professores estavam acompanhados do membro da Corte Eleitoral do Tribunal, juiz Marcus Alan de Melo Gomes, e da coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Valena Wanzeler. Como parte da visita institucional, conheceram a Biblioteca do TRE do Pará, considerada uma das mais completas e atualizadas em termos de acervo jurídico do estado. Na ocasião, a professora Lucía Colombo entregou um exemplar da Revista Jurídica de la Universidad Nacional del Oeste para compor o acervo local.
Em seguida, os professores foram recebidos pelo desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que foi presenteado também com um exemplar da Revista Jurídica. O presidente do Tribunal convidou o grupo para acompanhar a Sessão Eleitoral desta manhã. "Quero registrar aqui a presença dos professores argentinos Gabriela Tozzi, Lucía Colombo e Pablo Perel, que sejam muito bem-vindos", disse o presidente, durante a abertura da Sessão Administrativa.
Os professores visitaram ainda o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), localizado no prédio anexo à sede do TRE. O espaço guarda uma parte da memória da Justiça Eleitoral no Pará e, onde, atualmente está em exposição "Os 53 anos de cores Ítalo-amazônicas", de Paolo Ricci, inaugurada neste mês de agosto.
No local, também conheceram as diversas urnas usadas ao longo da história da Justiça Eleitoral, desde a urna de madeira, passando pelo modelo de ferro e de lona, até chegar à urna eletrônica, e suas diversas versões. Na oportunidade, os professores puderam testar o equipamento votando em candidatos fictícios.
Inovação
O grupo conheceu ainda um dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação do Tribunal. "Trata-se de um jogo eletrônico criado para facilitar a compreensão do eleitor sobre o processo eleitoral", antecipou o juiz Marcus Alan Gomes.
No CCJE, a secretária de Planejamento do TRE do Pará, Hérica Sodré, a chefe do Núcleo de Apoio ao Laboratório de Inovação, Karen Monteiro, e o chefe da Seção de Gestão Estratégica e Projetos, Osiel Silva, deram mais detalhes sobre o jogo eletrônico – o Dia E, que também contou com o apoio da Empresa Inteceleri Tecnologia para Educação para ser desenvolvido. “Entre outras coisas, ele mostra as condutas que não devem ser apresentadas no dia das eleições”, explicou a secretária de Planejamento. Os professores puderam baixar e experimentar o jogo.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará