Realizada em Capanema a reunião entre TRE do Pará e as forças de segurança pública

Entre os objetivos, estava o de alinhar os diálogos para a elaboração do planejamento de segurança das Eleições 2024 de acordo com as características de cada região.

Entre os objetivos, estava o de alinhar os diálogos para a elaboração do planejamento de seguran...

Na quarta-feira (07/08), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) promoveu mais uma reunião com as forças de segurança pública do estado. Realizado no município de Capanema, no nordeste paraense, na sede da Unidade Integrada de Polícia, o encontro foi conduzido pela diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, e teve a presença dos juízes das zonas eleitorais, chefes de cartório e dos representantes dos vários órgãos de segurança. O objetivo da reunião é de iniciar a elaboração do planejamento prévio de segurança para as Eleições 2024.

Participaram o chefe da Polícia Judicial, Alexandre Santos, e o chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal (Nint), Jorge Monteiro. No apoio, a assessora especial executiva de apoio à Gestão, Márcia Sousa.

Pelas zonas eleitorais estavam presentes os juízes: Francisco Daniel Brandão Alcântara (13ª ZE), Charles Gaudino Fernandes (14ª ZE), Alan Rodrigo Campos Meireles (25ª ZE), Omar José Miranda Cherpinski (33ª ZE), Cornélio José Holanda (41ª ZE), Antonio Carlos de Sousa Moitta Koury (64ª ZE), Ângela Graziela Zottis (52ª ZE), André dos Santos Campos (70ª ZE) e Sílvia Clemente Silva Ataíde (81ª ZE). A chefa de cartório da 52ª ZE, Ana Consuelo Batalho e a assistente da 25ª ZE, Joselisa Maria das Chagas Maia.

As forças de segurança estiveram representadas pelas polícias Rodoviária Federal (Regional Capanema), Federal (1ª Delegacia / PF), Civil (Superintendência da 6ª RISP), Militar (CPR 7/ 6ª RISP); o Corpo de Bombeiros Militar (13º, 19º e 24º Grupamentos), o Detran de Capanema, a Secretaria Municipal de Administração e Defesa Social de Bragança, a Secretaria Municipal de Trânsito de Capanema e as Guardas Municipais de Capanema, Santa Luzia do Pará, Bragança, Augusto Corrêa e São João de Pirabas.

A diretora-geral iniciou a reunião agradecendo a presença e o apoio dos órgãos de segurança. "Essa parceria com as forças de segurança é necessária para a realização das eleições e sempre foi muito profícua, a exemplo do Fechamento do Cadastro Eleitoral desse ano (no mês de maio) que foi um dos mais tranquilos graças à atuação desses parceiros", frisou.

Números

Na ocasião, a diretora também apresentou os dados referentes ao eleitorado paraense e os dados específicos da região, que somam 508.064 pessoas votantes distribuídas em 676 locais de votação, dos quais 3 estão em áreas indígenas (2 em Santa Luzia do Pará e 1 no município de Cachoeira do Piriá).

O chefe da Polícia Judicial, Alexandre Santos, explicou que "o planejamento de segurança nas eleições já inicia após o pleito eleitoral quando solicitamos às zonas o relatório das ocorrências registradas durante a votação. A partir disso, as forças de segurança são informadas, por meio de ofício, sobre qual a necessidade das ZEs no sentido de uma atuação presencial das forças de segurança e quais pontos merecem mais atenção", detalhou.

"A reunião foi muito produtiva, pois tratamos de vários assuntos que dizem respeito à dinâmica das eleições e, sobretudo, à garantia da segurança dos eleitores, dos mesários, dos juízes e de todos os servidores que trabalham em prol de eleições limpas. Também foram importantes os alinhamentos definidos e os contatos que foram entabulados", afirmou o juiz da 25ª ZE - que abrange os municípios de Capanema e Peixe-Boi, Alan Campos Meireles.

O superintendente da 6ª RISP da Polícia Civil de Capanema, delegado Rayton Carneiro, elogiou a iniciativa do Tribunal. "Primeiramente, quero exaltar o trabalho e a iniciativa do TRE de realizar essas reuniões com as forças de segurança de cada local. A Polícia Civil vai atuar de forma subsidiária, onde não há o trabalho da Polícia Federal e essa atividade terá conformidade com o juízo eleitoral daquela zona".

 

Texto: Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.

Fotos: Thalles Puget/ Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor                                                            Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148                                                                                                                                Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha                  Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais                          Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido