Reunião com forças de segurança, em Paragominas, trata das Eleições 2024
Conduzido pela diretora-geral do TRE do Pará, o encontro reuniu juízes das zonas eleitorais e representantes das forças de segurança pública atuantes no sudeste paraense.

Na manhã da sexta-feira (09/08), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) promoveu no Fórum Eleitoral João José da Silva Maroja, em Paragominas (42ª Zona Eleitoral), a reunião com as forças de segurança pública e as zonas eleitorais da região para tratar do planejamento inicial e da logística de segurança para as Eleições Municipais 2024.
A reunião foi conduzida pela diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, que destacou a relevância da parceria entre o Tribunal e as forças de segurança para o bom andamento de todo o pleito. "Assim como dos mais de 80 mil mesários que nos ajudam trabalhando no dia da votação, essa parceria com as forças de segurança é fundamental para a realização das Eleições", pontuou.
Pelas zonas eleitorais, participaram os juízes: Kátia Tatiana Amorim de Sousa (42ª ZE), Diogo Bonfim Fernandez (49ª ZE) e Rejane Barbosa da Silva (84ª ZE).
Também participaram o chefe da Polícia Judicial do Tribunal, Alexandre Santos, e o chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal (Nint), Jorge Monteiro. No apoio, a assessora especial executiva de apoio à Gestão, Márcia Sousa.
As forças de segurança foram representadas pelas polícias Civil (Superintendência Regional de Paragominas, delegacias e seccionais da região), Rodoviária Federal (Delegacia Regional de Ipixuna), Militar (CPR - 6); o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (1º Grupamento), o Detran, por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Paragominas e a Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania (Semutran).
A diretora apresentou, ainda, as principais datas do Calendário Eleitoral com destaque para o próximo dia 15 de agosto. "A data marca o encerramento do prazo para o registro de candidaturas e, de acordo com a realidade de cada zona eleitoral, poderá ser necessário o apoio de força policial para esse evento", explicou.
Apoio
De acordo com dados preliminares do TRE do Pará, até o momento, em todo o estado, 71 zonas eleitorais - que abrangem 94 municípios - solicitaram o apoio de força federal. Os pedidos são encaminhados pela Corte ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aprovação no Ministério da Defesa.
Entre os municípios da região, Paragominas, Mãe do Rio (incluindo Nova Ipixuna e Aurora do Pará), Dom Eliseu e Ulianópolis já solicitaram o apoio de força federal.
Para a juíza da 42ª ZE, Kátia Tatiana Amorim de Sousa, a iniciativa do Tribunal reflete o esforço em garantir sempre eleições mais seguras.
"Eu vejo com maestria essa reunião que o TRE fez com as forças de segurança e os juízes eleitorais, porque o processo eleitoral é complexo e precisamos estar ajustados para evitar surpresas. Então, é sempre bom ter um processo seguro e é isso que o TRE prima. Eu, como juíza eleitoral, reafirmo o meu agradecimento e disposição ao presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, à nossa diretora-geral, Nathalie Castro e a todos os envolvidos nesse trabalho", disse a magistrada.
De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR 6) da Polícia Militar, coronel Dayvid Sarah, a PM está integrada com os órgãos de segurança pública e o TRE no planejamento da eleição. "A partir dessa primeira reunião já podemos ter noção daquilo que é necessário planejar e antecipar, para ter uma eleição tranquila, com os objetivos alcançados através do que foi proposto aqui. Estamos à disposição, com todo o nosso efetivo, já iniciando os levantamentos para o planejamento", garantiu.
"Parabenizo a iniciativa do TRE em promover esse encontro, que visa promover uma eleição mais segura, e essa integração é de suma importância para proporcionarmos eleições justas, democráticas e com segurança, acima de tudo, à população", avaliou o delegado Jorge Arruda, da Delegacia de Polícia Civil de Ulianópolis.
Na próxima semana, as reuniões sobre o tema da segurança nas Eleições irão ocorrer nos municípios paraenses de Tucuruí e Abaetetuba.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.