Codeje tem a participação da Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará

A abertura contou com a participação do vice-presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), juiz da Corte Eleitoral do regional paraense, Marcus Alan de Melo Gomes.

A abertura contou com a participação do vice-presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Jud...

O juiz Marcus Alan de Melo Gomes, membro da Corte Eleitoral e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), participa do XXII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). O evento, que ocorre no Palácio da Democracia, no Rio de Janeiro, tem como tema central “O balanço das eleições” e segue até sexta-feira (06).

Na ocasião, o magistrado, que também é vice-presidente do Codeje, representou o presidente do Colégio, desembargador Jorge Dall’Agnol (TRE-RS), ausente por motivos institucionais.

A abertura do encontro foi conduzida pela desembargadora Daniela Bandeira de Freitas, diretora da EJE-RJ, que deu as boas-vindas aos participantes.

Durante sua fala, o juiz Marcus Alan Gomes destacou a importância da atuação conjunta das Escolas Judiciárias Eleitorais no enfrentamento dos desafios da Justiça Eleitoral. “As Escolas devem atuar em parceria para enfrentar os inúmeros desafios da Justiça Eleitoral. Entre eles, destaca-se o papel da tecnologia, que, embora fundamental para a otimização de procedimentos, também apresenta desafios significativos ao processo eleitoral”, afirmou.

O magistrado também ressaltou que o encontro é uma oportunidade para o diálogo e a troca de experiências. “O Codeje é o local de amadurecimento de ideias para desenvolvermos um trabalho profícuo para a sociedade brasileira", acrescentou.

A coordenadora da EJE do TRE do Pará, Valena Wanzeler, também está presente no encontro.

A programação do evento inclui palestras e debates sobre o futuro das Escolas Judiciárias. Entre os destaques, a professora Vânia Aieta, presidente da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), apresentou o projeto “Memória da Justiça Eleitoral”, desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa reúne vídeos com entrevistas de personalidades marcantes do Direito Eleitoral, como os ex-ministros do TSE Torquato Jardim e Fernando Neves.

Encerrando a sessão de abertura, Jillian Servat, assessor-chefe da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, abriu espaço para que os participantes compartilhassem suas expectativas sobre o papel da EJE-TSE no sistema integrado das Escolas Judiciárias, que congrega as instituições dos 27 tribunais regionais.

O encontro reafirma o papel estratégico das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) na promoção da cidadania e na qualificação de magistrados e servidores em Direito Eleitoral.

Criado em julho de 2013, em Recife (PE), o Codeje tem como principais objetivos integrar e aperfeiçoar as Escolas Judiciárias, promover o intercâmbio de experiências e incentivar a produção científica e acadêmica na área eleitoral, sempre respeitando as peculiaridades de cada região.

Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.

Imagens: TRE do RJ.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido