Eleitos de Ananindeua são diplomados pelo TRE do Pará
Durante a cerimônia, realizada na quinta-feira (19/12), foram diplomados as 25 vereadoras e vereadores eleitos, seguido pela entrega dos diplomas ao vice-prefeito eleito, Dr. Hugo Atayde (PSB), e ao prefeito reeleito, Dr. Daniel Barbosa Santos (PSB).
O TRE do Pará realizou, na quinta-feira (19), a Cerimônia de Diplomação dos Eleitos de Ananindeua, município com o segundo maior colégio eleitoral do estado. A solenidade ocorreu no Teatro Municipal, localizado no Parque Cultural Vila Maguary.
A mesa de honra da cerimônia foi presidida pela juíza da 107ª Zona Eleitoral de Ananindeua, Iacy Salgado Vieira dos Santos. Também integraram a mesa, a promotora de Justiça Lilian Nunes e Nunes, da mesma zona eleitoral; o promotor de Justiça Quintino Farias da Costa Júnior, da 43ª Zona Eleitoral; o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCMPA), Daniel Lavareda; a deputada federal Alessandra Haber; o presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, Rui Begot; e o prefeito reeleito, Dr. Daniel Barbosa Santos (PSB).
A solenidade teve início com a diplomação das 25 vereadoras e vereadores eleitos. Em seguida, houve a entrega dos diplomas ao vice-prefeito eleito, Dr. Hugo Atayde (PSB), e ao prefeito reeleito, Dr. Daniel Barbosa Santos (PSB).
A entrega dos diplomas foi conduzida pela juíza Iacy Salgado Vieira dos Santos, que destacou, em seu discurso, a importância do voto direto e da transparência no processo eleitoral como pilares essenciais da democracia. “A Justiça Eleitoral tem se dedicado incansavelmente e continuará trabalhando para garantir a integridade e a transparência do processo, por meio do exercício do voto direto e secreto. Nosso compromisso é assegurar que a vontade da população, expressa nas urnas, seja respeitada e concretizada na diplomação dos eleitos”, afirmou.
A solenidade também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador John Wayne Parente, e dos chefes de cartório das Zonas Eleitorais 107ª e 72ª, José Flávio da Rocha e Leonardo Rêgo, respectivamente, além de outros servidores da Justiça Eleitoral.
A diplomação é um ato oficial que valida os resultados da eleição, permitindo que os candidatos eleitos assumam seus mandatos a partir de janeiro de 2025.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom do TRE do Pará.