Juiz Marcus Alan Gomes entrega materiais produzidos pela Cave

Os documentos preenchidos e todos os equipamentos utilizados pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica durante os procedimentos realizados nos dois turnos das Eleições Municipais foram encaminhados ao Tribunal.

Juiz Marcus Alan Gomes entrega materiais produzidos pela Cave.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

Durante a 112ª Sessão Ordinária Administrativa, realizada na manhã da terça-feira (03), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), o juiz efetivo da Corte Eleitoral e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), Marcus Alan Gomes, informou ao presidente do Tribunal, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e aos demais membros da Corte Eleitoral presentes no Plenário Antônio Koury, incluindo os que participavam por videoconferência, sobre a conclusão da entrega dos materiais produzidos pela Cave durante o procedimento de Auditoria da Votação Eletrônica ocorrido no 1º e no 2º Turno das Eleições Municipais 2024.

Todas as atividades são previstas na Resolução TSE nº 23.673/2021, que trata dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação e, de acordo com o magistrado, foram encaminhadas à Secretaria Judiciária do Tribunal (SJ) as cédulas preenchidas pela sociedade recolhidas em parceria com as universidades, utilizadas e as que não foram utilizadas na auditoria, documentos diversos, mídias de resultados e outros materiais e documentos gerados durante o processo.

"Registro meus agradecimentos à Comissão de Auditoria, cujo trabalho criterioso e transparente reforçou a lisura e a confiabilidade do processo eleitoral. Gostaria de sublinhar enfaticamente a dedicação de todos os servidores que atuaram nas ações da Auditoria da Votação Eletrônica, sem o trabalho dessa equipe seguramente não teríamos chegado ao desfecho exitoso que alcançamos. Expresso também minha gratidão à Presidência deste Tribunal pelo apoio e pela confiança depositada ao longo de todo o processo. O comprometimento da gestão foi fundamental para o êxito das atividades realizadas", destacou o juiz Marcus Alan Gomes.

Conforme explicou o juiz, as urnas eletrônicas utilizadas foram devidamente lacradas e encaminhadas ao Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas (NGUE), em Ananindeua, onde permanecem armazenadas em conformidade com o período de sessentena previsto no Calendário Eleitoral. O mesmo procedimento foi aplicado aos computadores utilizados.

Os documentos digitais gerados pela comissão, dispensando a impressão, foram organizados em processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que funcionará como repositório oficial à disposição da SJ. As gravações das ilhas de auditoria feitas na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) foram disponibilizadas na nuvem do Google Drive do Tribunal.


Texto: Rodrigo Silva, com informações da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave).

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 15h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido