TRE do Pará diploma eleitos no sudeste do estado, com a presença do desembargador-presidente
O ato solene representa a última etapa do processo eleitoral e atesta o resultado oficial democrático das Eleições Municipais 2024.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, conduziu na quinta-feira (12), em Marabá, no sudeste do estado, a cerimônia de Diplomação dos Eleitos dos municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins (100ª Zona Eleitoral) e Nova Ipixuna (23ª ZE). O momento ocorreu no Carajás Centro de Convenções (CCC) e reuniu os prefeitos e os vice-prefeitos eleitos para os respectivos municípios, além dos vereadores e seus primeiros suplentes eleitos para as câmaras municipais.
Presenças
A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, também compareceu à cerimônia. Também presentes o juiz da 23ª ZE, Alexandre Hiroshi Arakaki e o juiz da 100ª ZE, Caio Marco Berardo (Marabá). Os secretários de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, e de Administração, Judiron Carvalho.
Compondo a mesa oficial da solenidade, estiveram presentes os atuais prefeitos de Bom Jesus do Tocantins, João da Cunha Rocha e de Nova Ipixuna, Maria da Graça Medeiros Matos; a representante do Ministério Público, promotora da 23ª ZE, Jane Cleide de Sousa; o presidente da Câmara Municipal de Marabá, vereador Alécio Stringari, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Marabá, Rodrigo Albuquerque Botelho da Costa; o juiz do Trabalho, Douglas Ferraz; representando a 23ª Brigada de Infantaria e Selva do Exército Brasileiro, o tenente-coronel, José de Lima Júnior; o comandante do Policiamento Regional Militar - 2, coronel Ricardo Batista da Silva e demais autoridades da região.
O juiz da 23ª ZE, Alexandre Hiroshi Arakaki, destacou a honra de poder receber o presidente do Tribunal para conferir os diplomas aos eleitos e exaltou o processo democrático. "A diplomação é o ato solene no qual a Justiça Eleitoral atesta a legitimidade do pleito eleitoral, democrático, em que a própria sociedade escolhe os seus representantes e a cerimônia de hoje só é possível graças à essa instituição chamada democracia", ressaltou o magistrado.
O juiz da 100ª ZE, Caio Marco Berardo, também agradeceu a presença do desembargador-presidente e da comitiva do Tribunal presente para a cerimônia. "A Justiça Eleitoral está realmente presente em todo o território, de fato, acompanhando passo a passo cada ato que é realizado para o exercício da democracia. O povo está confiando aos senhores [eleitos] a missão de perpetuarmos a democracia porque, a eleição representa liberdade", disse.
O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, ressaltou, nas suas palavras, a importância da cerimônia e a responsabilidade dos eleitos para com a população. "A Diplomação dos Eleitos é momento de celebração para os que foram eleitos e para todas as cidadãs e os cidadãos que exerceram o direito ao voto, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas. A partir de agora, os eleitos e eleitas tem a missão de servir com integridade, transparência e respeito ao povo, que os colocou nesse posto de confiança. Nesses municípios, os eleitores participaram de um pleito tranquilo, com grande compromisso cívico e a Justiça Eleitoral se orgulha de ter cumprido o seu papel. Quero parabenizar os juízes eleitorais pela condução do pleito, sem grandes turbulências, e aos servidores das duas zonas eleitorais", afirmou o presidente.
Diplomação
Em seguida, teve início a entrega dos diplomas aos democraticamente eleitos nas Eleições Municipais 2024.
O juiz da 23ª ZE, Alexandre Hiroshi Arakaki, entregou os diplomas aos eleitos do município de Nova Ipixuna: o prefeito eleito, Everton Macias Freitas (MDB) e a vice-prefeita eleita, Rosineide Silva de Souza (MDB), além dos nove vereadores com os respectivos primeiros suplentes.
O juiz da 100ª ZE, Caio Marco Berardo, entregou diplomas aos eleitos do município de Bom Jesus do Tocantins: o prefeito, Jeilson dos Reis Santos (MDB) e o vice-prefeito, Antônio Nanô de Freitas (MDB). Em seguida, aos 11 vereadores eleitos e seus primeiros suplentes.
Por fim, o juiz da 100ª ZE diplomou os eleitos para o município de Marabá: o prefeito eleito, Antônio Carlos Cunha Sá (PL), o vice-prefeito eleito, João de Alcântara Tatagiba (PL) e mais 21 vereadores eleitos para a Câmara Municipal, com seus primeiros suplentes.
Ao final, o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, encerrou oficialmente a cerimônia antecipando os votos de Feliz Natal e final de ano a todos os presentes.
Conforme a Resolução nº 23.738/2024, que regulamenta o calendário eleitoral, o último prazo para as cerimônias de diplomação é o dia 19 de dezembro e as datas são agendadas, em cada município, pela respectiva zona eleitoral.
No próxima terça-feira, 17 de dezembro, será diplomado o prefeito eleito de Belém, Igor Centeno Normando (MDB) e o vice-prefeito eleito, Cássio Coelho Andrade (MDB) incluindo os 35 vereadores e vereadoras eleitos (as) para a Câmara Municipal da capital paraense. A cerimônia ocorrerá no auditório do Hangar Centro de Convenções da Amazônia a partir das 17h.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.