IntegrAção realiza a primeira ação de 2024
A 15ª Zona Eleitoral, em Breves, foi a primeira a receber as atividades do projeto.
O IntegrAção desembarcou, na quinta-feira, 22, em Breves, município localizado na Ilha do Marajó. As atividades foram realizadas no Fórum Eleitoral Juíza Maria Irys de Brito Batista, sede da 15ª Zona Eleitoral, que fica em Breves e tem Bagre como município-termo.
A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, destacou que o objetivo do projeto é tornar a atuação da administração central do TRE do Pará ainda mais próxima das ZE’s do interior do estado. “É uma zona de quase 90 mil eleitores. Então, a gente está atendendo a uma demanda que é significativa que é do Marajó, que é uma região que tem as suas próprias especificidades e que depende mesmo dessa aproximação da administração pra que a gente possa servir com excelência aos eleitores dessa região”, ressaltou a diretora-geral.
O secretário de Administração, Judiron Carvalho, projetos como o Mobilidade e o Gestão Patrimonial in Loco, além de destacar a revitalização predial realizada no cartório. “Trouxemos revitalização, manutenção dos ar-condicionados, manutenção na rede elétrica e isso vai ficar como resultado da gestão pra vocês”, frisou o secretário.
O secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, pontuou a complexidade da logística para realizar as eleições nos municípios do Marajó e, para atender os eleitores dessas regiões mais distantes, surgiu o TRE Ribeirinho. “O projeto TRE Ribeirinho, em parceria com os entes municipais, vai a todas as localidades fazendo esse atendimento, levando cidadania e dignidade para todos os cidadãos marajoaras”, pontuou.
Os integrantes do Cartório Eleitoral de Breves também assistiram à apresentação da assessora de comunicação institucional, Renata Ferreira; que ressaltou as atribuições da ASCOM e como as zonas eleitorais podem demandar e utilizar os serviços da assessoria.
Servidoras e servidores da zona ainda participaram da sessão de atendimento psicossocial, com a psiquiatra Daniele Boulhosa e a assistente social Fernanda Arnaud, que fazem parte do Setor de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos).
Para o chefe de cartório da 15ª zona eleitoral, Richarle Silva, a ida do projeto IntegrAção até Breves foi bastante proveitosa e mostra a importância da administração central do Tribunal estar mais próxima também das zonas do interior. “A presença da equipe mostra que eles têm interesse em conhecer como anda aqui, principalmente o Marajó, que fica muito distante aqui da região central de Belém. Mostra que eles se preocupam em trazer melhorias aqui para a nossa região”, celebrou.
Texto: João Pedro Bittencourt /Ascom TRE do Pará