Programa Distinto Eleitor realiza primeira atividade de 2024
A ação foi efetuada com o grupo de idosos do Núcleo de Projetos Sociais (NUPS).
A primeira ação do ano do Programa Distinto Eleitor ocorreu na terça-feira, 20/02, no auditório do Centro Social de Nazaré, com o grupo de idosos do Núcleo de Projetos Sociais (NUPS). Realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o programa tem o objetivo de motivar eleitores da terceira idade (a partir dos 60 anos) a participarem ativamente do processo eleitoral, exercendo o direito ao voto e compreendendo seus direitos no âmbito da Justiça Eleitoral.
De acordo com a coordenadora da EJE, Valena Wanzeler, a vivência desses eleitores pode agregar muita coisa ao processo eleitoral. “A participação dos eleitores idosos pode mudar o rumo de qualquer eleição, e eles têm muito a ensinar devido à experiência de vida.”, ressaltou.
Segundo os dados da Justiça Eleitoral no Pará, a parcela de eleitoras e eleitores na terceira idade é de 15,9%. No Brasil, esse percentual é de 21%, um número considerável.
Na palestra, ministrada pelo chefe da Seção de Capacitação, Cidadania, Biblioteca e Pesquisa (SCBP), Valdízio Netto, foram tratados temas como o processo eleitoral, direitos dos idosos e segurança das urnas. Além disso, os eleitores puderam participar de um “treino” nas urnas eletrônicas.
A assistente social do NUPS, Marília Amorim, ressaltou a importância de motivar os idosos a exercer a cidadania. “A eleição é muito importante para o nosso país, que é um país democrata, que realmente quer que os seus cidadãos consigam ter essa plenitude de exercer a cidadania através do seu voto. Para os eleitores idosos, é primordial escolher o candidato que melhor se adequem àquilo que ele pensa e tem projetos voltados para a terceira idade.”, completou.
Texto: Nayana Batista / Ascom TRE do Pará.