1º Encontro “Nossa Estratégia” debateu a importância do planejamento
Idealizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), o momento teve o objetivo de debater os desafios do planejamento, além de engajar as (os) participantes na missão, a visão e os valores do Tribunal.
A manhã da terça-feira (30/01) foi dedicada às discussões sobre planejamento, objetivos e diretrizes no evento "Nossa Estratégia" - 1º Encontro de Planejamento Estratégico do TRE do Pará.
Idealizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), o evento teve como objetivo reunir as (os) secretárias (os), gestoras (es), servidoras (es) e estagiárias (os) para debater os desafios do planejamento, alinhar os conhecimentos e engajar a todas e todos na missão, visão e nos valores do Tribunal.
Para possibilitar a participação das (os) servidoras (es) e estagiárias (os) das zonas eleitorais do interior do estado, o evento foi transmitido, ao vivo, via plataforma Google Meet.
A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, abriu oficialmente o evento e destacou o quanto o planejamento é indispensável. "Nós temos a necessidade de fazer um planejamento porque, mesmo na nossa vida, não conseguimos fazer nada sem nos organizar e planejar", argumentou.
Nathalie Castro também falou sobre a nova identidade visual do Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral do Pará, o PEJEPA. "O conteúdo não mudou, mas apresentamos a nova identidade do Planejamento Estratégico aprovada no ano passado. Essa iniciativa é excelente e parabenizo à Seplan, pois nosso objetivo é de estar sempre à disposição da sede e das zonas eleitorais do interior do estado para que possamos conhecer melhor o nosso Planejamento Estratégico", acrescentou.
Em seguida, a secretária de Planejamento, Herika Sodré, acolheu as (os) participantes presentes no auditório, além das quase 90 pessoas que estavam acompanhando o evento de maneira remota, e falou sobre o planejamento. "A estratégia ainda era pouco conhecida dos gestores e percebemos que era preciso aproximar todos da cultura do planejamento, para que pudéssemos nos apropriar disso porque, conhecendo a estratégia, conseguimos colaborar melhor com ela", afirmou. Depois, a secretária conduziu um rápido quiz de perguntas e respostas relacionadas ao tema do encontro.
Programação
Na sequência da programação, o servidor do Tribunal João Martins, da Seção de Gestão Estratégica e Projetos (Segep), proferiu uma palestra com o tema "Construindo Juntos: cultura e relacionamento para o crescimento organizacional", que teve como foco as relações interpessoais e a cultura organizacional que passa pelos valores, crenças, normas, tradições, hábitos e comportamentos dos indivíduos com suas conexões, e também detalhou a missão, a visão e os valores do Tribunal.
"Se temos clareza da missão, da visão e dos valores do Tribunal, que, daqui por diante, sejamos todos embaixadores da nossa cultura, com total pertencimento", afirmou.
Logo em seguida, foi realizada uma roda de conversa sobre o processo do planejamento com participação da diretora-geral, Nathalie Castro; da secretária de Planejamento, Hérika Sodré; da assessora especial de Apoio à Modernização da Gestão de Pessoas, Michele Melo e Silva, e do coordenador de Estratégia e Planejamento de Eleições, Roberto Moura. A mediação foi do chefe da Segep, Osiel Negrão. Após a falas, as pessoas presentes também puderam fazer perguntas e contribuições sobre o tema.
No encerramento, a assistente da Segep, Karen Monteiro, falou sobre o "Método OKR - Transformando a Estratégia em Ação". Muito utilizada na Gestão de Pessoas e de Empresas, a metodologia se baseia na definição de objetivos (Objectives) desde a cúpula, os níveis operacionais, até o desdobramento dos objetivos em metas menores que serão os resultados-chave (Key Results) a serem obtidos.
"Precisamos das dificuldades para que possamos nos tornar pessoas estratégicas", disse a assistente.
A secretária de Planejamento agradeceu a todos e encerrou a programação. "Esperamos ter plantado uma sementinha e esse é só o começo do Projeto 'Nossa Estratégia'. Convidamos a todos para conhecer nosso Planejamento Estratégico e estamos à disposição para ajudar, sempre, a colocar sonhos no papel e traçar as metas que desejamos alcançar", concluiu.
Planejamento Estratégico
Alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de justiça (CNJ), o Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral do Pará (PEJEPA) foi elaborado em conjunto pela Alta Administração do Tribunal com as secretárias (os), gestoras (es) e servidoras (es) entre os meses de novembro de 2020 e junho de 2021, com aprovação final pela Corte durante a sessão extraordinária administrativa realizada no dia 30 de junho de 2021.
As diretrizes aprovadas no PEJEPA norteiam a estratégia do Tribunal no período de 2021 a 2026. A nova identidade visual foi aprovada em outubro de 2023, os indicadores foram revistos e o chamado Glossário dos Indicadores Estratégicos foi atualizado, além de iniciada uma campanha de divulgação interna para tornar mais conhecidos a missão, a visão e os valores do Tribunal.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.