Centro Cultural avalia propostas para a agenda de eventos 2024
De acordo com o edital, o resultado das três propostas de exposições e/ou obras literárias selecionadas para lançamento será divulgado na próxima quarta-feira, dia 31.
A comissão avaliadora do edital de pautas externas 2024 do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) esteve reunida na manhã da quinta-feira (25) para avaliar as propostas inscritas via edital lançado no final do ano passado com o objetivo de preencher a agenda de eventos da Galeria de Exposições do espaço.
Composta pelo diretor do Museu de Arte Sacra do Pará, Emanuel Franco, por Ruma de Albuquerque e pelo cenógrafo e iluminador, Nando Lima, a comissão é formada por convidados externos de notório reconhecimento no meio artístico e cultural da cidade chamados especialmente para avaliar as inscrições garantindo, assim, a imparcialidade nas escolhas.
De acordo com o edital, o resultado das três propostas de exposições e/ou obras literárias selecionadas para lançamento será divulgado na próxima quarta-feira, dia 31.
Segundo a membro do Grupo Gestor do CCJE, Carla Ferreira, o último edital tinha sido lançado em 2019 e, por conta da pandemia de COVID-19, não houve pautas externas nos outros anos. As inscrições ficaram abertas entre dezembro 2023 e o dia 21 de janeiro passado e foram recebidas sete propostas para exposição ou lançamento de obras literárias.
"Para nós é muito importante acolher essas propostas, pois é uma das atribuições do Centro Cultural. Além das atividades internas, temos essa missão com a sociedade civil, do incentivo à produção artística e cultural do Estado do Pará, tanto que, um dos critérios é que as pessoas inscritas têm que morar e produzir aqui. Então a gente fica muito feliz, inclusive, esse ano nós tivemos uma boa quantidade de inscritos com fotografias, pintura, desenho, enfim. São várias técnicas e a comissão tem a tarefa de selecionar as três propostas que vão compor a sala de exposições", informa a servidora.
A comissão avalia as propostas e seleciona três para os períodos disponíveis na agenda do centro que vão de março a abril, agosto a setembro e de novembro a dezembro. Ainda segundo o edital, as datas exatas de abertura e encerramento das exposições serão acordadas, posteriormente, entre as (os) artistas selecionadas (os) e o Grupo Gestor do CCJE.
Galeria
A Galeria de Exposições localiza-se no mezanino do prédio do CCJE localizado no casarão ao lado do edifício-sede do TRE do Pará, no bairro da Campina, em Belém. O espaço é destinado a exposições de artes plásticas, performances, instalações e outras experimentações no campo das artes visuais e audiovisuais. Possui uma área de 70m², com espaço climatizado e acompanhamento de monitorias para visitantes, quando previamente agendado.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.