Ouvidoria do TRE do Pará disponibiliza estatísticas de atendimentos

Desenvolvido a partir da tecnologia Business Inteligence (BI), o painel de dados estatísticos reúne informações detalhadas sobre os atendimentos realizados pela Ouvidoria desde o ano de 2023.

Desenvolvido a partir da tecnologia de Business Inteligence (BI), o painel de dados estatísticos...
Arte: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE) disponibiliza, desde o final do mês de junho, um painel interativo no qual estão reunidos dados estatísticos disponíveis para o público interno e externo onde são detalhadas, diariamente, as informações referentes aos atendimentos realizados pela Ouvidoria.

De acordo com o assessor da OJE, Rodrigo Valdez, a ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Estatística da Secretaria de Planejamento (Nest/Seplan) serve como um instrumento gerencial e, mais ainda, como meio de transparência para que a sociedade acompanhe todo o trabalho desenvolvido pelo Tribunal na Ouvidoria.

"São informações importantes não só para o auxílio à Gestão do Tribunal, no sentido de que conseguimos identificar as principais demandas que chegam através da Ouvidoria - uma unidade de atendimento que permite o exercício da cidadania por meio do registro de diversos tipos de manifestação - porém, também é possível melhorar o serviço público trabalhando para que não cheguem novas demandas sobre os mesmos assuntos e nós colocamos essas informações no nosso site, ou seja, não é apenas para a melhoria da Gestão, mas por uma questão de transparência, para que as pessoas enxerguem o serviço prestado pela Ouvidoria Judicial", informa Valdez.

Desenvolvido a partir da tecnologia Business Inteligence (BI), o painel mostra, em formato de gráficos, o número de atendimentos feitos mensalmente pela Ouvidoria, do ano de 2023 até o momento e especifica o tipo de contato, seja ele vindo do público interno (magistrados, servidores, colaboradores e estagiários) ou externo (a sociedade em geral).

O painel mostra, ainda, se esse contato foi para um pedido de informação, uma reclamação, elogio, denúncia, sugestão de melhoria, etc, incluindo a localidade de onde partiu a solicitação e o gênero da pessoa que entrou em contato com a Ouvidoria (se informado durante o atendimento) e se o atendimento foi realizado via e-mail, telefone (o Disque Eleitor, no número 148) ou aplicativo de mensagens (a assistente virtual Bertha). 

O assessor explica que, em breve, também será desenvolvido um painel para incluir os dados referentes aos atendimentos do Disque Eleitor, canal de atendimento telefônico gerenciado pela Ouvidoria do Tribunal.

A Ouvidoria é a unidade designada como responsável pela proteção dos dados pessoais no Tribunal e, por isso, todas as informações divulgadas nos gráficos estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ainda segundo Valdez, no período das Eleições Municipais 2024, serão disponibilizados os dados referentes ao sistema Pardal onde irão constar, diariamente, o quantitativo de denúncias recebidas sobre propaganda eleitoral irregular e outros possíveis ilícitos eleitorais. 

Para encontrar o painel, basta acessar a página principal do site do TRE do Pará e, na barra superior, clicar no campo “Ouvidoria” ou clicando aqui.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

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