Segurança nas Eleições 2024 é tema de reunião em Itaituba
O encontro teve como objetivo principal alinhar o diálogo entre as zonas eleitorais e os órgãos de segurança para a definição do planejamento das Eleições Municipais.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) promoveu na terça-feira (23) no município de Itaituba, no sudoeste paraense, mais uma da série de reuniões com as forças de segurança que estão ocorrendo nos municípios-polo do estado desde o início deste mês.
A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, falou aos presentes sobre a iniciativa do Tribunal de sair da sede, em Belém, e dirigir-se aos municípios. "Para essas reuniões, dividimos o estado de acordo com os comandos regionais de policiamento para falar mais de perto, tanto com os juízes e os servidores das zonas eleitorais quanto com os representantes das forças de segurança, sobre um assunto tão importante que é o planejamento das Eleições 2024", explicou.
O chefe da Polícia Judicial, Alexandre Santos, falou sobre o planejamento de segurança iniciado antes do Fechamento do Cadastro Eleitoral e sobre o retorno positivo dado pelas zonas eleitorais a respeito da segurança no período das eleições com a presença e atuação das forças policiais.
Participação
Pelas zonas eleitorais participaram os juízes Wallace Gustavo Carneiro de Souza (34ª ZE), Juliana Fernandes Neves (68ª ZE) e Hudson dos Santos Nunes (102ª ZE). Os chefes de cartório: Suely Vieira dos Santos (91ª ZE) e Gustavo Sousa Martins (34ª ZE).
As forças de segurança da região foram representadas pelo Exército Brasileiro (53 Bis), pelas polícias Militar (CPR 10) e Civil (Superintendência Regional do Tapajós), além da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itaituba, pelo Corpo de Bombeiros Militar (7° Grupamento) e pelo Detran.
De acordo com o juiz da 34ª Zona Eleitoral (Itaituba), Wallace Gustavo Carneiro de Sousa, a relevância da iniciativa está no planejamento.
"Essa é uma reunião de esforços de vários órgãos capitaneada pelo TRE para que as eleições ocorram da melhor forma e que a festa democrática realmente aconteça. Então estamos nesse momento de planejamento para que cada força de segurança, o próprio TRE e cada instituição fique empenhada e, assim, consigamos concretizar as Eleições Municipais de 2024", avaliou.
Em seguida, os representantes dos órgãos de segurança se colocaram à disposição para trabalhar em parceria com o Tribunal na garantia de eleições tranquilas e seguras.
Para o tenente Maclean Santos, do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7° GBM), a reunião é de suma importância, porque "envolve todas as forças de segurança no intuito de fazer com que as Eleições Municipais transcorram da melhor maneira possível trazendo o que é mais importante para o momento: a democracia e a segurança do povo", destacou.
Texto: Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes/ Ascom TRE do Pará.