Segurança nas Eleições 2024 é tema de reunião em Xinguara e Redenção

Os encontros têm a finalidade de apresentar os dados do eleitorado e de iniciar o planejamento local para a segurança das eleições.

Os encontros têm a finalidade de apresentar os dados do eleitorado e de iniciar o planejamento l...

Na quinta e na sexta-feira (dias 11 e 12 de julho) o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou nos municípios de Xinguara e Redenção, respectivamente, reuniões com as forças de segurança locais para tratar do planejamento inicial para as Eleições Municipais 2024.

A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, conduziu os encontros apresentando os dados gerais do eleitorado paraense, das zonas eleitorais envolvidas e explicou a finalidade dos encontros institucionais que estão ocorrendo em alguns municípios polo do estado durante o mês de julho. "Essa parceria com as forças de segurança é necessária para a realização de todo o processo eleitoral, não apenas no dia da votação. A intenção é de antecipar esta nossa conversa para que as eleições sejam cada vez mais seguras", justificou.

O chefe da Polícia Judicial do Tribunal, Alexandre Santos, frisou que a união e a atuação das forças de segurança também contribuem para o exercício do direito do voto."Precisamos sempre desse apoio e todos os órgãos de segurança são importantes para que a democracia seja exercida pelos cidadãos", completou.

Também participou das reuniões o chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal (Nint/TRE), Jorge Monteiro. No apoio, a assessora especial executiva de apoio à Gestão, Márcia Sousa e a colaboradora Tássia Santos.

 

Xinguara

No município de Xinguara, no sudeste do estado, a reunião foi realizada no Cartório da 61ª Zona Eleitoral e abrangeu as ZEs 53, 61, 60 e 74 correspondentes aos municípios de Xinguara, Rio Maria, Sapucaia, Tucumã, Água Azul do Norte, Bannach, São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte.

Representando as ZEs, participaram os juízes Jacob Farache (61ª ZE) e Edvaldo Saldanha Souza (60ª ZE ); os chefes de cartório: Marilda de Freitas Silva (61ª ZE), Antônio Edson Gomes (60ª ZE), Elias dos Santos (74ª ZE) e Darles Ribeiro (53ª ZE).

Das forças de segurança, compareceram as polícias Militar (Comando de Policiamento Regional - CPR 13 e 17° Batalhão) e Civil; o Corpo de Bombeiros Militar (10° Grupamento/ Redenção), o Departamento Municipal de Trânsito de Xinguara (DMT) e o Detran.

Para o comandante do Comando de Policiamento Regional 13 (CPR - 13), tenente coronel Carmona, "é imprescindível essa união entre todos os órgãos envolvidos no processo eleitoral, pois, além de garantir o objetivo maior - que é a preservação do processo democrático - é fundamental que a gente tome conta das situações que possam surgir. A Polícia Militar, sem sombra de dúvidas, vai fazer de tudo para estar em todos os lugares e auxiliar da melhor maneira possível", garantiu.

O comandante do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, major Wilson Soares Barroso, explicou que o apoio do Corpo de Bombeiros tem como foco a segurança e a integridade física dos eleitores. "Diferente da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros trabalha com problemas que possam vir a acontecer nas eleições como desmaios, incidentes com arma branca, entre outros, dando esse apoio na salvaguarda das pessoas e, dependendo da solicitação do TRE, vamos atuar não apenas em Xinguara, mas nos municípios aqui da região: Redenção, Rio Maria, Água Azul e Orilândia do Norte, São Félix do Xingu e Tucumã", detalhou o comandante.

Os demais representantes da segurança também pontuaram as particularidades da região, que é muito extensa e possui áreas indígenas, se colocando à disposição do Tribunal para atuar na logística de segurança do pleito.

 

Redenção

Na sexta-feira (12), a reunião foi realizada no Cartório Eleitoral da 59ª ZE, em Redenção, no sudeste do estado, e teve a participação do juiz da 59ª ZE, Bruno Aurélio Carrijo; dos chefes de cartório: Heitor Barros da Cruz (24ª ZE), Lucas Santos de Macedo (46ª ZE) e Francisco Gerardo Meneses (59ª ZE).

Pelas forças de segurança atuantes na região, participaram as polícias Federal (Núcleo de Inteligência), Militar (Comando de Policiamento Regional - 5 /13ª Região Integrada de Segurança Pública - RISP) e Civil (Superintendência de Redenção); o Corpo de Bombeiros Militar (10º Grupamento), a Secretaria Municipal de Segurança Pública na pessoa do secretário, o sargento Rondinele da Silva, o Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego (DMTT) e o Detran.

O juiz da 59ª ZE, Bruno Aurélio Carrijo, também destacou a importância da parceria. "O nosso objetivo, aqui, é trabalhar em conjunto e, por isso, a importância de sensibilizá-los, pois também é por meio da atuação das forças públicas que conseguimos trabalhar no período das eleições. Fica aqui a nossa interlocução institucional e os nossos agradecimentos", ressaltou o magistrado.

Após as reuniões, ficaram definidas a realização de novos encontros específicos para alinhar os objetivos de cada polo, com a sugestão da criação de grupos em aplicativos de mensagens incluindo os agentes que irão atuar nos municípios para pontuar as demandas e agilizar o atendimento aos locais de votação no mês de outubro.

 

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido