TRE do Pará implanta projeto Cartório Conectado 2.0
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e pretende melhorar a eficiência e o atendimento ao público.
Com objetivo de aprimorar o atendimento ao público e a eficiência dos cartórios eleitorais em todo o estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), está implantando o projeto Cartório Conectado 2.0. Segundo o secretário da STI do Tribunal, Felipe Brito, “o Cartório Conectado 2.0 é um projeto estratégico da organização no biênio atual que prevê o reaparelhamento integral das zonas eleitorais do Pará”, explica.
Entre as principais aquisições estão mais de 600 minis computadores e notebooks que serão utilizados para as tarefas cotidianas dos servidores públicos, bem como switches de rede, que são dispositivos para a conexão e o gerenciamento do tráfego de dados entre diferentes dispositivos dentro de uma rede. Além disso, foram adquiridos equipamentos com funcionalidades de gateways VPN, que permitem uma conexão segura e criptografada para o acesso remoto à rede da instituição e firewalls de próxima geração, que oferecem proteção avançada contra ameaças cibernéticas. Também foram incluídos modens 3G, que possibilitam o acesso à internet em áreas onde a conexão tradicional pode ser limitada, e racks de parede, que são estruturas utilizadas para organizar e armazenar de maneira eficiente os equipamentos.
O projeto inclui ainda a instalação e manutenção de links de comunicação modernos e soluções de dados bidirecionais. Isso permitirá a troca de informações em tempo real entre os diversos cartórios e a sede do Tribunal, assegurando que todas as unidades estejam constantemente atualizadas e possam responder rapidamente às necessidades e solicitações dos eleitores.
“O objetivo é proporcionar um serviço mais eficiente para todos os jurisdicionados, além de oferecer novos serviços, como a rede pública Wi-Fi, que permitirá o acesso gratuito aos serviços eletrônicos da Justiça Eleitoral dentro das zonas eleitorais”, destaca o secretário.
Acesso público e inclusão digital
Um dos destaques da iniciativa é permitir que os eleitores acessem serviços como certidões, consulta de local de votação e justificativa eleitoral de maneira rápida e autônoma. A nova infraestrutura tecnológica também possibilitará a expansão dos Pontos de Inclusão Digital (PID) em todas as mesorregiões do estado, assegurando um acesso mais democrático aos serviços da Justiça Eleitoral.
Atendimento virtual personalizado
Outra novidade é a individualização do acesso ao Balcão Virtual no 1º grau de jurisdição. Essa medida melhorará a organização e gestão dos atendimentos virtuais, proporcionando um atendimento mais personalizado e eficiente aos jurisdicionados.
O projeto Cartório Conectado 2.0 está em andamento e tem previsão de conclusão para o final de agosto em todas as zonas eleitorais paraenses.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom TRE do Pará.
Arte: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.