TRE do Pará promove Circuito de Estudos Eleitorais em Belém

O evento busca atualizar os conhecimentos de juízes eleitorais, chefes de cartório e servidores sobre as normas que irão nortear as Eleições Municipais de 2024.

TRE do Pará promove Circuito de Estudos Eleitorais em Belém.
Fotos: Elaynia Ono e Leonardo Moraes / Ascom do TRE do Pará.

A programação do Circuito de Estudos Eleitorais - Belém começou na manhã da segunda-feira (1º/07), no Auditório Ivan Melo, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará). O evento aprimora o conhecimento das pessoas que atuam na Justiça Eleitoral do Pará sobre temas relacionados às Eleições de 2024, como registro de candidaturas, propaganda eleitoral, ilícitos eleitorais, prestação de contas e outros.

A partir da terça-feira (02), às 8h, a programação ocorrerá no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com a abertura oficial feita pelo presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e seguirá até quinta-feira, dia 04.

No mês de maio, o Circuito de Estudos Eleitorais ocorreu em Marabá e Santarém, abrangendo as Zonas Eleitorais (ZEs) sediadas nos municípios próximos desses dois polos. Dessa vez, em Belém, os participantes integram as ZEs da capital e de municípios próximos.

A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, explicou que “a nossa intenção não era de um treinamento, mas de aproveitar a presença de todos vocês na sede para tirar algumas dúvidas a respeito do PJe, visto que era um pedido de todos durante as inspeções realizadas pela Corregedoria”, disse. 

As apresentações do dia iniciaram com o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Felipe Brito, encarregado do tema ‘Logística: contratação e orientações gerais’. "Não podemos deixar de falar de um assunto tão importante quanto a logística, responsável por boa parte do orçamento destinado às eleições deste ano", iniciou ele, antes de abordar outros temas como "Vota Ágil", "Treinamento de técnicos de transmissão", "Transporte de urnas" e "Meta de encerramento da votação".

Em seguida, teve início o "Treinamento do PJE (Processo Judicial Eletrônico)" que abordou a parte técnica, mostrando as etapas de cada procedimento do sistema, que se estendeu também pela parte da tarde. A equipe responsável pelo assunto foi composta pelo chefe da Seção de Processamento, Edson Vitório; pelo chefe do Núcleo de Gestão e Saneamento e Dados Judiciários do 2º Grau, Luiz Neto, e pela chefe da Seção de Execução e Suporte do PJE, Mariana Castro.

A secretária judiciária, Fernanda Sousa, acompanhou a programação.

Nas atividades da tarde, o coordenador de Dados Partidários, Autuação e Distribuição, Vespasiano Neto, abordou, de maneira teórica e prática, os sistemas "Janus" e " MonitoraZona" que trabalham a automação processual a partir do uso de Inteligência Artificial (IA).

Finalizando o dia, o chefe do Núcleo de Gestão e Saneamento e Dados Judiciários do 2º Grau, Luiz Neto, falou sobre o Diário de Justiça Eletrônico (DJE) e suas funcionalidades.



Texto: Alexandra Cavalcanti e Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido