TRE do Pará realiza, em Santarém, reunião sobre a segurança nas Eleições 2024
O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, esteve no encontro institucional e destacou a importância da parceria com os órgãos de segurança.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou na quinta-feira (25/07), no Fórum Eleitoral Desembargador Manoel Cacella Alves, em Santarém, uma reunião com as forças de segurança, os juízes e chefes de cartório das zonas eleitorais da região oeste do estado - que inclui municípios como Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha, Oriximiná, Terra Santa, Faro, Curuá, Alenquer, Almeirim, Juruti e Óbidos - com a finalidade de iniciar um planejamento de segurança para as Eleições Municipais 2024.
O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, conduziu o momento e explicou sobre a iniciativa. "Agradeço a presença das instituições voltadas à segurança porque, sem elas não seria possível realizar as eleições e o nosso objetivo é exatamente de aproximar o juiz, que está na região e conhece a realidade, para dizer das necessidades e assim possamos organizar juntos a logística de segurança. Tenho certeza que, assim, nós vamos conduzir essa eleição da maneira mais tranquila possível", observou.
A diretora-geral, Nathalie Castro, acrescentou que a definição final do planejamento de segurança será de cada zona eleitoral. "O Tribunal não tem, aqui, a intenção de entregar um planejamento pronto, mas é o primeiro passo para colocar os juízes em contato com as forças de segurança e, a partir desse primeiro momento, vocês possam realizar reuniões locais e elaborar um planejamento final para as Eleições Municipais", especificou.
Em seguida, a diretora apresentou os dados referentes ao eleitorado do estado e das zonas eleitorais da região, incluindo sobre os locais de votação em áreas indígenas, dos quais 5 estão em Juruti e 1 em Oriximiná.
O chefe da Polícia Judicial do Tribunal, Alexandre Santos, falou da importância do planejamento que iniciou ainda no ano passado e do retorno positivo com relação ao apoio policial durante o Fechamento do Cadastro Eleitoral, no mês de maio. "Foi feita uma avaliação interna e tivemos um retorno muito positivo sobre a segurança do período. O apoio das forças de segurança foi muito importante para garantir a tranquilidade dos atendimentos", disse.
Estiveram presentes os juízes das zonas eleitorais de Santarém: Manuel Carlos de Jesus Maria (20ª ZE), Felipe José Silva Ferreira (83ª ZE) e Vinícius de Amorim Pedrassoli (104ª ZE), além dos juízes Clemilton Salomão de Oliveira (22ª ZE -Óbidos) e Ib Sales Tapajós (55ª ZE - Almeirim).
Também os chefes de cartório e servidores das zonas eleitorais: Ivila de Freitas Cunha (19ª ZE Monte Alegre), Roberto Sousa Da Costa (83ª ZE Santarém), Cleonildo do Guimarães Costa (89ª ZE - Terra Santa), Marcelo Santos Silva Brandão (92ª ZE - Prainha), Alexandre Pereira Jahns Alves (104ª ZE - Santarém), Henry José Pereira Matias (105ª ZE - Juruti), Virgilio de Carvalho Nelo Neto (21ª ZE - Alenquer) e Gisele Barbosa da Conceição (38ª ZE - Oriximiná).
No apoio, a assessora especial executiva de apoio à Gestão, Márcia Sousa, e a colaboradora Tássia Cordeiro.
Pelas forças de segurança, participaram o Exército Brasileiro (8º Batalhão de Engenharia de Construção), as polícias Rodoviária Federal (5ª Delegacia/ PRF), Federal (Superintendência Regional no Pará), Civil (Superintendência 12ª RISP) e Militar (CPR 1), o Corpo de Bombeiros Militar (4º Grupamento), a Secretaria Municipal de Trânsito de Santarém, o Departamento Municipal de Trânsito e o Detran.
De acordo com o juiz da 22ª ZE, Clemilton Salomão de Oliveira, "a nossa finalidade com a presença das forças de segurança é o voto livre, não é inibir, não é amedrontar o cidadão eleitor, mas garantir que ele vote de forma livre. E aqui vamos ver o quantitativo de agentes de segurança que vai para cada zona eleitoral, pois acredito que a presença do agente contribui para a tranquilidade na cidade", explicou.
O representante do subcomando do 8° Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, major André Mainine, destacou a importância da integração entre a segurança e a ação. "Já é histórico o apoio do Exército às eleições do Brasil e para nós, do 8º BEC, já presente na região há 30 anos, essas reuniões de aproximação são de suma importância para que ocorra uma integração e todos os entes possam saber a área de atuação de cada um", afirmou.
Durante todo o mês de julho, as reuniões ocorreram nos municípios de Marabá (08/07), Parauapebas (09/07), Xinguara (11/07), Redenção (12/07), Altamira (16/07), Soure (19/07) e Itaituba (23/07) e irão seguir no mês de agosto por outros municípios do estado.
Texto: Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes/ Ascom TRE do Pará.