Comissão Integrada de Segurança se reúne para elaborar Plano para as Eleições 2024
O encontro foi conduzido pela juíza membro do Corte Eleitoral, Rosa Navegantes, coordenadora do Comitê, com o apoio do Gabinete da Policial Judicial (GPJ).
Na manhã desta terça-feira (25/06), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) promoveu uma reunião com o Comitê Integrado de Segurança (CIS) para as Eleições 2024. O objetivo foi acertar a preparação do Plano de Segurança que norteará o pleito municipal deste ano e que será apresentado ao presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior.
O encontro foi conduzido pela juíza membro do Corte Eleitoral, Rosa Navegantes, coordenadora do CIS, com o apoio do Gabinete da Policial Judicial (GPJ) do TRE do Pará e com a presença da chefe de gabinete da Presidência, Patrícia Saboya; do secretário da Corregedoria, Bruno Giorgi (representando o vice-presidente do Tribunal, o desembargador corregedor, José Maria Teixeira do Rosário) e da assessora da Diretoria Geral, Márcia Sousa.
Estiveram presente representantes das Forças de Segurança, como da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup-PA), Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança dos municípios de Ananindeua e Marituba.
A coordenadora do CIS deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância da reunião. “É importante trabalharmos de forma ordenada, com todos os órgãos de segurança, para que possamos combater os crimes mais comuns durante as eleições, como a boca de urna, a compra de votos, o derramamento de santinhos e a violência de gênero contra a mulher candidata”, ressaltou.
O chefe do GPJ do Tribunal, Alexandre Santos, apresentou aos presentes, o conteúdo da Portaria nº 22.968/2024, do TRE do Pará, que institui o CIS composto por representantes de órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal e da alta administração do TRE do Pará, para o assessoramento referente à Eleição 2024. Foram apresentados ainda dados atualizados do pleito deste ano, como o número total de eleitores aptos a votar, que soma 6.179.908.
Na ocasião, o chefe do GPJ ainda informou que, dos 144 municípios do Pará, apenas 4 não solicitaram reforço na segurança: Santarém, Monte Alegre, Tucumã e Belterra. Já das 101 zonas eleitorais do estado, 71 pediram reforço das Forças de Segurança Federal, num total de 100 municípios.
Reuniões locais
Ele acrescentou também que ao longo dos meses de julho e agosto, o TRE do Pará promoverá reuniões locais, em 14 municípios polos do estado. “O objetivo é integrar os juízes eleitorais e os chefes dos cartórios eleitorais à segurança local, para que os juízes possam indicar quais os locais de fato necessitam do reforço na segurança e como deverá ser feito esse planejamento e logística”, explicou.
O diretor de Operações Integradas da Segup, coronel Glauco Coimbra, informou que “tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil vão estar presentes nos 144 municípios do estado com todos os seus efetivos”, garantiu.
Cartilha
O secretário da Corregedoria, Bruno Giorgi destacou que a Corregedoria Eleitoral do TRE do Pará está preparando um material que será muito útil a todos, inclusive aqueles que vão atuar na segurança. “É a Cartilha da Propaganda Eleitoral, em formato online e físico, que vai informar sobre o que pode e o que não pode fazer. Esse material será distribuído para as zonas eleitorais e também disponibilizado aos representantes das Forças de Segurança, porque algumas coisas mudam de uma eleição para outra”, enfatizou ele, lembrando ainda que será formada uma Central de Informação para tirar dúvidas sobre propaganda eleitoral, poder de polícia e horário da propaganda.
Ao final da reunião ficou definida a criação de um grupo de Whatsapp para a CIS e que a próxima reunião do Comitê será na segunda quinzena de agosto, após o período do registro de candidaturas.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará