Corte Eleitoral do Pará tem novos membros
O novo juiz titular, Marcelo Lima Guedes, e a nova juíza substituta, Anete Marques Penna de Carvalho, tomaram posse na quinta-feira (27) para um mandato que vai até o ano de 2026, com possibilidade de recondução.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, empossou na manhã da quinta-feira (27), durante cerimônia realizada no Plenário Antônio Koury, na sede do Tribunal, dois novos juízes para a Corte Eleitoral paraense, na classe de juristas.
O advogado Marcelo Lima Guedes tomou posse como titular na vaga decorrente do término do mandato do juiz Diogo Seixas Condurú. A advogada Anete Marques Penna de Carvalho tomou posse como juíza substituta na vaga remanescente do final do mandato do juiz substituto, José Maria Rodrigues Alves Júnior.
Durante a solenidade, o presidente acolheu os novos membros e expressou a alegria por ter a Corte Eleitoral completa para os julgamentos. "Esse é um momento muito importante na vida de ambos, pois representa uma nova fase. Nós temos certeza que o juiz e a juíza irão somar muito e engrandecer o TRE do Pará. Já vibramos muito porque, finalmente, depois de um bom tempo, a nossa Corte está completa", disse.
Em seguida, os magistrados leram o compromisso regimental e, assinaram o Termo de Posse que foi lido pela secretária judiciária, Fernanda Sousa.
Acompanharam a cerimônia a corregedora e vice-presidente em exercício do Tribunal, desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, e os demais juízes da Corte Eleitoral: José Airton Portela, Marcus Alan Gomes, Rafael Fecury e Tiago Nasser Sefer, além do procurador regional eleitoral, Alan Mansur, o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Pará (Amepa), juiz Líbio Moura e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), Alex Pinheiro Centeno..
Os familiares e amigos dos magistrados empossados também prestigiaram o momento.
Discursos
O juiz empossado, Marcelo Lima Guedes, agradeceu à esposa e aos filhos presentes no plenário relembrando sua trajetória acadêmica no Direito e se colocou à serviço de todos. "Contem com o apoio deste advogado que passa a integrar este egrégio Tribunal com o mais alto senso de colaboração e absoluta reverência à Justiça Eleitoral e ao processo eleitoral. Fica aqui o meu compromisso de respeitar o exercício profissional de todas e todos", disse.
Em seu discurso, a recém empossada, juíza Anete Pena de Carvalho, destacou a necessidade da representatividade feminina. "É com grande honra e responsabilidade que assumo o cargo de juíza substituta nesta data. Sinto-me no dever de representar as mulheres nessa Justiça, pois elas somam a maioria da população brasileira e têm o direito de ver suas vozes refletidas e ouvidas em todas as instâncias de poder. Afirmo ser um privilégio contribuir para a democracia do nosso país e assumo o compromisso com a imparcialidade. Farei tudo que estiver ao meu alcance para preserva- lá e defendê-la", garantiu.
A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção Pará), Ângela Sales, saudou os novos magistrados e frisou as suas respectivas especialidades. “Marcelo e Anete representam o que há de melhor na advocacia do Pará, porque ambos têm muita experiência - ele na área eleitoral e ela na Advocacia Pública. Eu os saúdo, parabenizo e desejo sucesso ", afirmou.
Texto: Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.