Debate sobre o futuro das eleições encerrou a programação do 2°Enastic-JEL

Como destaque do último dia do evento, o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal, Felipe Brito, apresentou as ações para levar acesso e inclusão às populações indígenas, ribeirinhas e quilombolas do estado.

Debate sobre o futuro das eleições encerrou a programação do 2°Enastic-JEL.
Fotos: Elaynia Ono e Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

O 2° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Eleitoral (Enastic-JEL) - "Conexões que transformam" encerrou na quinta-feira (6) com a participação de mais de 250 pessoas, representando 32 instituições do Poder Judiciário, cerca de 40 palestrantes e 9 empresas expositoras ao longo de três dias de programação. Essa edição foi uma parceria entre o J.Ex Legal e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) que recebeu o evento nacional pela primeira vez.

Durante o encerramento, foi anunciado o próximo anfitrião do Enastic 2025, o estado de Pernambuco.

Um dos destaques do último dia foi a apresentação do secretário de TI do TRE do Pará, Felipe Brito, sobre o caso prático "Inclusão pela tecnologia na Justiça Eleitoral do Pará - comunicação satelital e além".

Na apresentação, foram detalhadas as ações pioneiras desenvolvidas pela Administração do Tribunal e Diretoria-Geral, por meio da Secretaria de TI para alcançar moradores de áreas indígenas, quilombolas e ribeirinhas em um estado com mais de 6 milhões de eleitores e dimensões continentais.

Para garantir que os serviços eleitorais chegassem a eles, o TRE do Pará desenvolveu projetos como o TRE Ribeirinho, o Eleições no Mapa, o Vota Ágil, o Cartório Conectado, além dos projetos com tecnologia que apontam para o futuro, como a assistente virtual Bertha e os sistemas de Módulo de Inteligência Artificial (MIA), Mia-JUD e Mia-SEI.

Como resultados, o Projeto TRE Ribeirinho, por exemplo, apresenta números relevantes. No período entre agosto de 2023 e abril de 2024, foram atendidas 80 mil pessoas em 127 municípios, representando 89% do total, ao longo de mais de 477 localidades, pertencentes a 83 zonas eleitorais - do total de 101 - em todo o estado.

 

Futuro

 

Após a explanação do secretário, foi apresentado painel de debates do evento com o coordenador de Modernização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Célio Wermellinger. Ele falou sobre o "Eleições do Futuro", projeto com a finalidade de trabalhar a transformação digital do processo eleitoral a partir da pesquisa, estratégia, cultura, dados, pessoas e serviços. "Mudar a forma de prestação dos serviços com o auxílio de novas tecnologias não é uma ação isolada de curto prazo, mas uma trajetória, porque não se trata apenas de tecnologia, mas da transformação de pessoas", explicou.

 

Palestras

 

A programação contou, ainda, com a participação da CEO da Flow School – programas de autoconhecimento e desenvolvimento de líderes, Wilma Bolsoni. Ela falou sobre "Inteligência do Coração " e conduziu um momento de tecnologias internas, do próprio organismo humano.

Já o painel "Desafios frente a desastres naturais, catástrofes e situações de calamidade" reuniu lideranças da área de Tecnologia da Justiça Eleitoral

Na segunda parte da programação da manhã, o coordenador de Gestão da Segurança da Informação e Infraestrutura de Data Center do TRE do Pará, Edivaldo Gaspar, apresentou o caso prático "Controle de Acesso Lógico MFA em conformidade à Portaria CNJ n° 140/2024". Em seguida, "Ecossistema Supre - Suporte ao Processo Eleitoral "foi apresentado pelo coordenador de Sistemas do TRE-PE, Milexner Romeiro.

 

"Automação em Gestão Estratégica: eficiência, efetividade e formação de pessoas - um caminho para a Justiça Eleitoral" foi o tema trazido pelo servidor do TRE-SP, Luís Reis.

 

Os secretários de TI Michel Kovacs (TRE-RJ) e Eduardo Gil (TRE-RO) encerraram as apresentações de casos práticos com a "Proposta de Marketplace para a Justiça Eleitoral".

 

Evento

 

O Enastic-JEL no Pará contou com palestras, debates, painéis e apresentação de métodos de sucesso, destacando inovações tecnológicas nos serviços e o processo eleitoral no Brasil. O evento mostrou as tendências recentes e aplicações práticas na Justiça Eleitoral. Entre os temas presentes no evento: a Inteligência Artifical Generativa (Gen-IA), o Chat-GPT e outros sistemas como o Janus (TRE-BA); a assistente virtual Bertha, a Iara-JUD, a MIA, o Monitora JUD e o Monitora-Zona, todos do TRE do Pará.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido