Debates do 1º Conidel encerraram na quinta-feira (20)

Na programação, a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, apresentou os principais projetos desenvolvidos pelo Tribunal. Os debates do último dia tiveram foco nos temas de condutas vedadas, recurso especial eleitoral, justiça política, entre outros.

Debates do 1º Conidel encerraram na quinta-feira (20)
Fotos: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.

Encerrando a programação do 1° Congresso Internacional de Direito Eleitoral (Conidel), no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, o último painel da quarta-feira (20) foi mediado pelo juiz-membro da Corte Eleitoral e ouvidor do Tribunal, José Airton de Aguiar Portela.

Participaram o juiz federal da 6ª Região, Gláucio Maciel, falando sobre "Recurso Especial Eleitoral" e a diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, que apresentou os projetos e ações do TRE do Pará com destaque para aqueles que contribuem para a agilidade das eleições a partir da inovação e dos recursos tecnológicos.

"Todos esses projetos buscam a excelência na organização das eleições pelo viés da transformação tecnológica e colaboram para que o TRE realize a sua vocação, que é realizar as eleições e, para isso, precisamos chegar até onde o eleitor está ", explicou a diretora.

"Muitos desses projetos estão em fase de conclusão e já estamos cumprindo o cronograma de uma das mais desafiadoras eleições do país, pois o Pará é um estado continental. Um dos desafios é a falta de comunicação e, para isso, já estamos utilizando as antenas Starlink", detalhou.

No encerramento do evento, o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, ressaltou que a realização de um congresso internacional era sonhado por ele desde a época como corregedor (biênio 2021/2022) e agradeceu a todos. "Estamos muito felizes, aprendemos muito e tivemos grandes palestrantes que enriqueceram o nosso encontro. Espero que todos tenham gostado e tirado grandes ensinamentos", pontuou o desembargador.

O juiz-membro da Corte e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/PA), Marcus Alan Gomes, repassou os números do congresso: ao todo, foram ofertadas e preenchidas 650 vagas presenciais; as inscrições para participação online também foram expressivas.

Nos dois dias de evento, participaram 12 expositores, dos quais 4 eram estrangeiros demonstrando, assim, um intercâmbio de reflexão e discussão sobre questões que afetam o processo eleitoral e a democracia. "Também tivemos uma preocupação com a paridade na distribuição das palestras: uma quantidade de palestrantes homens muito próxima da quantidade de palestrantes mulheres. Essa perspectiva é mais do que necessária na sociedade em que nós vivemos", ressaltou o magistrado.

A coordenadora da EJE, Valena Wanzeller e a assessora de Cerimonial, Eula Gorayeb, também participaram da mesa de encerramento do Conidel.



Debates



Ainda no início da tarde, o promotor de justiça e diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do estado (MPPA), José Pereira Sales, mediou o debate do qual participaram a advogada e professora do Cesupa, Juliana Rodrigues Freitas, com o tema "Partidos Políticos" e o professor catedrático de Direito Penal da Universidade da Corunha (Espanha), José Ángel Brandariz Garcia que falou sobre "Lawfare e justiça política como causas de limitação da participação eleitoral".

Depois, o advogado Denis Farias mediou as exposições do procurador regional eleitoral no Pará, Alan Mansur, com o tema "Condutas vedadas aos agentes políticos no ano eleitoral" e do procurador do Estado de Pernambuco e professor da UFPE, Walber de Moura Agra sobre "Propaganda eleitoral com enfoque na nova Resolução do TSE".

Promovido pelo TRE do Pará, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/PA), o Conidel teve como um de seus objetivos principais promover a transparência do processo eleitoral fortalecendo a comunicação entre a Justiça Eleitoral e a sociedade. Os debates sobre as principais alterações na legislação eleitoral que irá reger as Eleições Municipais 2024 iniciaram na terça-feira (19) e teve as presenças de especialistas na área do Direito Eleitoral da Europa e América Latina.


Texto: Rodrigo Silva/ Ascom TRE do Pará.
Fotos: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido