Inteligência Artificial é o tema da 1ª Jornada de Inovação do TRE do Pará
A programação integra a Semana da Servidora e do Servidor de 2024.
Seguindo a programação da Semana da Servidora e do Servidor, o TRE do Pará realizou, nesta quarta-feira (27/11), a abertura da 1ª Jornada de Inovação e Inteligência Artificial, no Plenário Antônio Koury.
A iniciativa é realizada por meio da Diretoria-Geral, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CODES). O evento contou com a curadoria da organização Judiciário Exponencial (J.Ex).
A mesa de abertura foi composta pela diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, pelo secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, e pelo secretário de Gestão de Pessoas, Walber dos Remédios.
A diretora-geral deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou que este é um momento histórico para o TRE do Pará. “Aqui, não apenas acompanhamos as transformações do mundo digital, mas estamos liderando esse processo, explorando soluções avançadas que beneficiarão a sociedade e fortalecerão a Justiça Eleitoral”, afirmou.
A programação da manhã começou com a apresentação do secretário de TI do Tribunal, que destacou a adoção de soluções de IA pelo TRE do Pará, como Karen, Berthex, Taia e MIA. Na sequência, Gerson Rolim, da Xertica.ai Brasil, apresentou a palestra “Soluções de GenIA Sustentáveis”, seguida por José Carlos Branco, da Sauter, que abordou o tema “Introdução ao Gemini”.
O secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, agradeceu ao presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, à diretora-geral e à equipe da STI pela realização do evento. Também destacou a expectativa de que, no futuro, os processos no Tribunal se tornem mais ágeis e eficientes, com a adoção de soluções tecnológicas inovadoras. “Espero que em breve, as zonas eleitorais já possam utilizar a IA para facilitar as tarefas do dia a dia. E quem sabe, em um futuro próximo, nossa área de contratação estará ensinando como contratar, revisar, vender e fazer matrizes de forma muito mais rápida do que fazemos hoje”, ressaltou.
Participaram também a secretaria de Planejamento, Hérika Sodré, o secretário da Corregedoria, Bruno Giorgi, a secretaria Judiciária, Fernanda Sousa, e a coordenadora da Codes, Ingrid Agrassar.
À tarde, a programação contou com a oficina “Processo Criativo e ChatGPT”, conduzida por David Montalvão Júnior, do Judiciário Exponencial (J.Ex). Logo após, o juíz de direito Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Piauí, apresentou a palestra “Provas Digitais na Prática: utilizando IA para analisar, produzir e impugnar na justiça”. O dia foi encerrado com a palestra “Como liderar com propósito e impacto na era da IA: os desafios e as oportunidades para os líderes do futuro”, ministrada por Leandro Mattos, CEO da CogniSigns.
Cerca de 260 pessoas participaram do evento, incluindo servidores, terceirizados e estagiários, que acompanharam a programação de forma presencial e online.
A programação também incluiu sorteios de livros e 6 bolsas de graduação e pós-graduação para os participantes presentes.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagens: Leonardo Moraes / Ascom do TRE do Pará.