Lançado curso de Libras para melhorar atendimento a eleitores surdos
A iniciativa do TRE do Pará é voltada para servidores e ensina sinais específicos para uso no sistema ELO, garantindo mais acessibilidade e inclusão na Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lança, nesta sexta-feira (29), o curso LibrELO, uma formação em Libras desenvolvida especialmente para os servidores da Justiça Eleitoral. O objetivo é capacitar os atendentes para se comunicarem com eleitores surdos durante o uso do sistema ELO, utilizado no cadastro e na atualização de dados eleitorais.
O curso, promovido pelo Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade (NSA) em conjunto com a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, busca garantir mais acessibilidade e inclusão no atendimento. Apesar de não ser um curso completo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o LibrELO é focado na prática de perguntas específicas que facilitam o diálogo em situações do dia a dia no sistema, priorizando respostas simples como “sim”, “não” ou escritas pelo eleitor.
A iniciativa faz parte das ações da gestão 2023-2024 do presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que tem como prioridade implementar medidas voltadas para acessibilidade e inclusão, garantindo um atendimento mais humano e eficiente para todos os eleitores.
Segundo a chefe do NSA, Lísia Dias, o curso é essencial para promover um atendimento mais inclusivo e eficaz. “O curso tem toda a importância para que o atendimento na Justiça Eleitoral ao eleitorado seja eficaz, acessível e dê autonomia tanto para o atendente quanto para o eleitorado surdo. Isso é dar acessibilidade”, destacou.
O curso é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD) e traz conteúdos práticos e interativos. Ao acessar a plataforma, os participantes encontram módulos como: introdução à Libras, orientações para atendimento ao público surdo e frases específicas para situações comuns, preenchimento de dados pessoais no cadastro eleitoral.
Nos módulos do curso LibrELO, os participantes têm acesso a vídeos didáticos apresentados por uma intérprete de Libras do TRE do Pará. Esses vídeos demonstram, de forma prática e detalhada, como realizar os sinais específicos utilizados no atendimento eleitoral, além de orientar sobre a construção correta das frases em Libras.
Para complementar o aprendizado, o curso também oferece exercícios interativos, que permitem aos servidores praticar os sinais aprendidos nos vídeos. Essa abordagem reforça o conteúdo e ajuda a fixar as informações, garantindo que os participantes estejam mais preparados para atender eleitores surdos durante o dia a dia.
Como acessar o curso
Os interessados em participar do curso LibrELO podem acessá-lo pelo site do TRE do Pará. Para isso, basta entrar na página oficial, clicar na opção “Espaço do Servidor” e, em seguida, acessar o “Portal de Acesso aos Sistemas e Aplicativos”. Na barra de pesquisa, é necessário digitar “EAD Moodle” e clicar na opção correspondente. Dentro da plataforma, o curso pode ser encontrado na categoria “Cursos Diversos / STD”.
Se o servidor ainda não possuir um cadastro na plataforma, é possível criar uma conta rapidamente. Para isso, basta preencher os dados solicitados. Após o cadastro, o curso estará disponível para acesso, permitindo que o participante explore os módulos e aproveite o conteúdo oferecido.
Ao concluir todas as etapas do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.