Programação do TRE do Pará vai discutir a luta antirracista no Brasil
Em parceria com o Cedenpa, o evento será nesta quinta-feira, 14, e inclui roda de conversa, oficina de turbantes, demonstração de percussão, degustação de comida ancestral e feirinha Afro.
No mês da Consciência Negra, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realiza evento em parceria com o Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa). A programação inclui oficina de turbantes, demonstração de percussão, degustação de comida ancestral e feirinha Afro.
As atividades começam às 9h desta quinta-feira, 14 de novembro, com uma roda de conversa sobre o tema "Luta antirracista: enfrentamento e ações afirmativas", que será conduzida pela educadora social do Cedenpa, Fátima Matos.
O evento, organizado pelas Comissões de Prevenção, Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TRE do Pará, seguirá até às 11h, no auditório Ivan Mello, no prédio-sede do Tribunal.
A iniciativa faz parte do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial e marca, no TRE do Pará, as homenagens pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrados em 20 de novembro, feriado nacional, a partir deste ano, instituído pela lei 14.759/23.
Histórico - O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é resultado da luta e resistência do povo negro brasileiro que instituiu 20 de novembro, dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, como o marco para refletir sobre o combate ao racismo e ao preconceito no Brasil. A data relembra, especialmente, a luta dos escravizados e a morte de Zumbi, que comandou o Quilombo dos Palmares, e, por isso, foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Agora, com o feriado nacional, o objetivo é visibilizar e valorizar, cada vez mais, o protagonismo da população negra na história do País.
Serviço - O evento em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será nesta quinta-feira (14/11), das 9h às 11h, no auditório Ivan Mello, que fica no terceiro andar do prédio-sede do TRE do Pará, localizado na rua João Diogo, no bairro da Campina, em Belém.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará
Imagem: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará