TRE do Pará realizou 2ª Reunião de Análise da Estratégia do ano de 2024
Fundamental para alinhar as estratégias, a chamada RAE contribui para garantir que os objetivos e projetos da Justiça Eleitoral sejam cumpridos com eficiência e transparência.
Na segunda-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou a 2ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano de 2024.
O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, abriu oficialmente a programação e agradeceu a todos pela presença e esforço no cumprimento das metas e projetos que integram a Gestão 2023-2024.
A diretora-geral, Nathalie Castro, explicou a dinâmica da segunda reunião. "Hoje teremos duas pautas específicas: um balanço das Eleições 2024 e sobre a jornada do uso de Inteligência Artificial no Tribunal. Desejo a todos um encontro profícuo para falar das nossas estratégias", disse.
Também participou o Conselho de Governança composto pelas secretárias e os secretários, as gestoras e os gestores, servidores e responsáveis por projetos para discutir temas essenciais ao Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral do Pará até o ano de 2026 (PEJEPA 2021-2026).
A pauta da reunião incluiu informes sobre o balanço das Eleições 2024; o Selo de Linguagem Simples, os resultados preliminares do Prêmio CNJ 2024 e as Metas Nacionais do Poder Judiciário.Os Indicadores Estratégicos 2021-2026, os projetos da Gestão 2023-2024, o Plano de Gestão de Pessoas e a Jornada do uso de Inteligência Artificial na Justiça Eleitoral paraense também estiveram em destaque na RAE.
A secretária de Planejamento, Hérika Sodré, também agradeceu a todos pela presença e destacou a relevância do encontro. "A RAE é muito importante porque representa um ponto alto para a Seplan e reflete um acompanhamento de todos os projetos e atividades. Todos também são convidados a sugerir pautas e compor as nossas próximas reuniões", convidou.
Temas
O secretário de Tecnologia da informação, Felipe Brito, apresentou um balanço das atividades referentes às Eleições Municipais 2024. "Conseguimos reverter a tempo os obstáculos que trouxeram diferenças para a logística – como a estiagem e as queimadas – e, graças ao empenho do desembargador-presidente e de toda a Administração, foi possível antecipar o envio dos materiais e contornar as dificuldades", afirmou.
Sobre o Selo de Linguagem Simples, a secretária de Planejamento, Hérika Sodré, destacou que o TRE do Pará foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a iniciativa deve continuar. “O selo precisa ser renovado anualmente. Contamos com vocês para seguir, pois o uso da Linguagem Simples torna o Tribunal mais próximo da sociedade e contribui para uma comunicação mais efetiva", frisou.
A chefa do Núcleo de Apoio ao Laboratório de Inovação, Karen Monteiro, falou sobre o acompanhamento da Estratégia a partir dos Indicadores Estratégicos 2021-2026 e apresentou a medição dos dados ao longo do ano de 2024 para alcance das Metas Nacionais propostas pelo CNJ. “A medição finalizada no mês de outubro alcançou 100% de cumprimento e 62% de alcance das metas”, explicou.
Em seguida, foram entregues certificados aos gestores / representantes das unidades que contribuíram para os 100% de cumprimento nos Indicadores Estratégicos até o momento.
O chefe da Seção de Gestão Estratégica e Projetos, Osiel Negrão, apresentou os Projetos Estratégicos que constam do Plano de Gestão 2023-2024. De acordo com Negrão, entre os projetos, 18 já alcançaram 100% e outros seguem em fase de conclusão. Os gerentes de projetos finalizados foram homenageados com certificados e brindes pela conclusão das atividades.
O secretário de Gestão de Pessoas, Walber dos Remédios, falou sobre as atividades concluídas no Plano Estratégico da SGP 2023-2024.
Como último ponto da reunião, o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, abordou a Jornada do Uso de IA no Tribunal, explicando os sistemas que já dispõem da ferramenta e sobre as expectativas para, em breve, implantar a Inteligência Artificial no dia a dia das unidades.
Encerrando oficialmente a reunião, o presidente dirigiu algumas palavras de agradecimento aos presentes. "Quero dizer que, se eu tomasse posse hoje, escolheria os mesmos nomes para compor a equipe, pois vejo o altíssimo nível de todos e a entrega da equipe é extraordinária. Me sinto privilegiado de conviver com cada um e essa convivência me fará sair daqui maior do que cheguei", garantiu o desembargador.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.