Presidente do TRE do Pará avalia êxito das Eleições 2024
Acompanhado da Corte Eleitoral, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior destacou os números das Eleições e agradeceu aos que contribuíram para o bom andamento do pleito.
Na terça-feira (29), durante a primeira sessão plenária administrativa realizada após o 2º Turno das Eleições Municipais 2024, que elegeu os novos prefeitos e vice-prefeitos em Belém e Santarém, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, destacou o sucesso da votação que transcorreu na mais absoluta tranquilidade. O magistrado também destacou o tempo recorde da divulgação do resultado matemático da capital paraense para todo o Brasil.
Nas palavras do desembargador, “a conclusão das eleições municipais de 2024 representa mais do que o cumprimento de um dever cívico; é o reflexo de um trabalho comprometido, pautado na excelência, na segurança e na transparência, conduzido com maestria pela Diretoria-Geral do TRE do Pará, sob a liderança da diretora-geral Nathalie Castro. Cada etapa do processo, desde a preparação até a totalização dos votos no segundo turno, exigiu competência, dedicação e um alinhamento exemplar de todas as equipes envolvidas. O trabalho de excelência da Diretoria-Geral foi fundamental para a realização de um pleito que reflete os mais altos padrões de eficiência e credibilidade”, observou.
Números importantes
De acordo com o presidente, em Belém, o eleitorado totalizou 1.056.252, com um comparecimento de 790.159 eleitores (74,81%) e uma abstenção de 266.092 (25,19%). Foram 391 locais de votação e 3.012 seções, com 365 pontos de transmissão, sendo 3 deles via satélite (BGANs).
“Assim como no primeiro turno, Belém foi a primeira capital do país a entregar o resultado do matematicamente eleito, às 17h30, com 97,87% das urnas apuradas, finalizando a apuração às 17h45. Cada uma das 10 zonas eleitorais de Belém recebeu o apoio presencial de 30 servidores e colaboradores, além do suporte remoto de uma central de monitoramento composta por 33 servidores”, explicou o desembargador.
Santarém
Em Santarém, no oeste paraense, o eleitorado foi de 246.326, com 183.112 comparecimentos (74,34%) e 63.214 abstenções (25,66%). Foram 302 locais de votação e 865 seções, com 101 pontos de transmissão, dos quais 70 eram via satélite (BGAN). Santarém também recebeu apoio presencial de 17 servidores e colaboradores, atuando sob a coordenação técnica do servidor Daniel Lima (Cosis).
“Santarém obteve o resultado do matematicamente eleito às 18h02, com mais de 50% da apuração às 17h30 e 99,40% às 18h15, encerrando a apuração às 20h50”, pontuou o presidente do TRE do Pará.
Atuação
O desembargador agradeceu, ainda, o empenho da Corte Eleitoral, do Ministério Público, incluindo os magistrados, servidores e colaboradores das zonas eleitorais de Belém e Santarém, às secretarias e cada unidade da sede. “O êxito dessa jornada é também resultado de uma liderança que inspira e orienta, e o sucesso desta missão é o reflexo do trabalho incansável de cada um. A todos que participaram desta jornada, nossa gratidão e reconhecimento”, finalizou.
A juíza da Corte Eleitoral e coordenadora do Comitê Integrado de Segurança (CIS), Rosa Navegantes, apresentou um breve relatório sobre os trabalhos desempenhados pelo comitê durante as Eleições Municipais 2024.
"A eleição transcorreu sem intercorrências e de forma ordeira. Agradeço ao senhor presidente pela confiança no nosso trabalho e a cada membro das forças de segurança pela colaboração. O comitê já foi dissolvido no dia do resultado das eleições", disse a magistrada.
Em seguida, a juíza - que também coordenou a Comissão de Monitoramento da Apuração das Eleições 2024 - apresentou o relatório dos trabalhos da comissão. "Quero parabenizar ao presidente por esse compartilhamento que nos ajudou a, em tempo recorde, entregar esse resultado ao TSE, à Belém e ao Brasil inteiro", pontuou.
Presente na sessão, o procurador regional eleitoral, Alan Mansur, também agradeceu em nome do Ministério Público. “Agradeço ao desembargador Leonam pelo trabalho e dedicação e parabenizo a todos os membros da Corte, pois a Procuradoria Regional Eleitoral se sente muito honrada em dividir esse trabalho com juízes tão capacitados. Os eleitores foram todos unânimes em comparecer às urnas e não encontraram nenhuma dificuldade para exercer o seu direito”, enfatizou.
O juiz Marcelo Lima Guedes aproveitou para elogiar o trabalho de todos os mesários e mesárias que voluntariamente atuaram nas Eleições 2024. “Parabenizo a todos e quero registrar o trabalho dos mesários pela benquerença em desenvolver todo aquele trabalho, pois os mesários chegam à votação muito bem treinados pelo TRE”, enfatizou o juiz efetivo da Corte Eleitoral.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.