TRE do Pará promove sorteio para Auditoria da Votação Eletrônica

Foram sorteadas seis urnas para participar do Teste de Integridade, sendo uma com biometria e outras três urnas para participar do Teste de Autenticidade, totalizando nove urnas.

Foram sorteadas seis urnas para participar do Teste de Integridade, sendo uma com biometria e ou...

Na manhã deste sábado (26/10), ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), a Cerimônia Pública de Indicação e/ou Sorteio das Seções Eleitorais, das quais as urnas serão submetidas ao Teste de Integridade da Votação Eletrônica e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas, no domingo (27/10), quando ocorre o 2o Turno das Eleições Municipais 2024, em Belém, e Santarém, no oeste paraense.

A Cerimônia, transmitido ao vivo pelo canal do TRE do Pará no Youtube, foi presidida pelo juiz eleitoral Marcus Alan de Melo Gomes, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), acompanhado da presidente da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições, juíza eleitoral, Rosa Navegantes; do procurador da Comissão, juiz Bruno Araújo Soares Valente e do juiz auxiliar, João Paulo Santana Nova da Costa.

Antes de iniciar o sorteio, o presidente da Comissão explicou o procedimento. “Iremos sortear seis urnas para participar do Teste de Integridade, sendo uma com biometria e outras três urnas para participar do Teste de Autenticidade, totalizando nove urnas”, detalhou.

O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, esteve presente na abertura do evento, juntamente com a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a assessora da presidência, Rosimeire Nascimento, e o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito.

Também acompanharam a Cerimônia, a Polícia Federal (responsável pelo transporte das urnas sorteadas até os locais onde ocorrem as auditorias), representantes da auditoria externa contratada pelo Tribunal, além de representantes dos partidos, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará (OAB-PA) e observadores eleitorais.

Procedimento

O Teste de Integridade ocorre no mesmo dia da eleição, e é acompanhado por empresa de auditoria externa. O processo consiste em verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento. Ele simula uma votação normal e leva em consideração as circunstâncias que podem ocorrer durante o pleito.

Já o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais comprova que estão instalados nas urnas eletrônicas os sistemas oficiais da Justiça Eleitoral, íntegros e autênticos. O Teste de Autenticidade é público e acontece em tempo real, em determinadas seções eleitorais, antes do início da votação.

Após o sorteio, o presidente da Comissão, acompanhado da Polícia Federal, se encaminhou para as seções de onde as cinco urnas foram sorteadas para serem levadas até o Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho), espaço cedido para a realização do Teste de Integridade sem biometria. O mesmo ocorreu com a urna sorteada para participar do Teste de Integridade com biometria, levada para o colégio Equipe Cristal, na Rodovia Desembargador Paulo Frota. Todas as seis urnas usadas no teste serão substituídas por urnas de contingência.

Das três urnas sorteadas para participar do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, duas estão localizadas em seções eleitorais no município de Santarém e uma em Belém. Esses equipamentos não precisam ser deslocados de seus locais de origem, já que o teste é feito na própria seção, antes do início da votação.

No domingo (27/10), Dia da Eleição, das 8h às 17h, a Auditoria da Urna Eletrônica ocorrerá em dois locais na capital, no Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho), na Avenida Augusto Montenegro (cinco urnas sem biometria) e no colégio Equipe Cristal, na Rodovia Desembargador Paulo Frota (1 urna com biometria).

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará

Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará

 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 15h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido