Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica trata da escolta das urnas com PF e PRF

O procedimento tem o objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo contabilizado pela urna ao final da eleição.

O procedimento tem o objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo contabilizado pela urna...

Na tarde da quarta-feira (28/08), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE do Pará) se reuniu na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Belém, com as comitivas da PRF e Polícia Federal (PF) para tratar da necessidade de escolta das urnas eletrônicas que serão sorteadas para a Auditoria da Votação Eletrônica, também chamada de Teste de Integridade, no 1º turno das Eleições Municipais 2024.

Participaram da reunião o presidente da Cave, o juiz da Corte Eleitoral, Marcus Alan de Melo Gomes; o agente do Gabinete da Polícia Judicial do TRE do Pará, Cláudio Silva, e o servidor integrante da Cave, Roberto Moura; e os agentes da PRF, Ivan Lima e Pereira, e os delegados da Polícia Federal, Iedo Sá Filho e Cledson Silva.

O sorteio da Auditoria da Votação Eletrônica é realizado sempre na véspera da votação, na sede do Tribunal, e as urnas que estiverem em seções distantes do polo precisam ser recolhidas e transportadas até o local onde acontecerá a auditoria.

O objetivo principal da escolta pelos órgãos de segurança federais é de assegurar a integridade e segurança do processo, garantindo que as urnas sejam transportadas de maneira segura e sem interferências, reforçando o compromisso com a lisura do processo eleitoral e destacando a importância da confiança da população no resultado das eleições. Também foi apresentada a demanda de veículos do Tribunal para o transporte das urnas eletrônicas sorteadas.

Sobre a Auditoria da Votação Eletrônica

Regulamentada pela Resolução TSE Nº 23.673, de 14 de dezembro 2021, sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação, a Auditoria da Votação Eletrônica ou Teste de Integridade reafirma a transparência do processo eleitoral. O objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo contabilizado pela urna ao final da eleição.

Durante o teste, é feita a verificação do funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso. A auditoria ocorre no mesmo dia e horário da votação oficial, em ambos os turnos, como uma votação normal, em ambiente controlado e aberto ao público.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará

Imagem: Cave

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 15h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido