Eleições 2024: Infraestrutura das escolas é tema de reunião entre TRE do Pará e Seduc

O principal objetivo é garantir que as escolas estejam adequadas para receber os locais de votação nas Eleições Municipais de 2024, com foco em segurança, acessibilidade e funcionalidade.

O principal objetivo é garantir que as escolas estejam adequadas para receber os locais de votaç...

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizaram mais uma reunião para tratar sobre as questões de infraestrutura e logística nas escolas estaduais que vão funcionar como colégio eleitoral no próximo dia seis de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais de 2024. A última reunião ocorreu no dia 23 de setembro, na sede do Tribunal, e foi conduzida pela diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro.

"Desde o mês de fevereiro deste ano, temos realizado reuniões com a Seduc, contando com a participação do Secretário Adjunto de Educação e dos responsáveis pelas manutenções nas escolas estaduais", informa a diretora-geral.

Ainda de acordo com a diretora-geral, as reuniões foram realizadas como forma de "acompanhar a infraestrutura dessas escolas e garantir que estejam adequadas para receber os locais de votação nas Eleições Municipais de 2024, com foco em segurança, acessibilidade e funcionalidade".

Nesse último encontro, participaram o Secretário Adjunto de Infraestrutura da Seduc, Lázaro Lima Júnior, o presidente da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (FADEP), Arnaldo Dopazo, além de outros servidores das áreas de engenharia, infraestrutura e logística da Secretaria Estadual de Educação.

Na ocasião, foi avaliada a real situação de cada escola estadual que vai funcionar como colégio eleitoral este ano, em todo o Pará. "O objetivo hoje foi receber da Seduc a lista final das escolas aptas ou não a receber as seções eleitorais. Com essa definição, será possível coordenar os ajustes necessários e tomar as providências para garantir a adequação dos locais selecionados", destaca Nathalie Castro.

Segundo o presidente da FADEP, fundação responsável por elaborar estudos e projetos para execução de obras de reforma, construção, adequação, ampliação e restauro de edificações escolares da Seduc, o Pará possui mais de mil escolas estaduais espalhadas por todo o Estado. Desse total, somente a metade deve receber seções eleitorais para o pleito municipal.

“A equipe de engenharia da FADEP fez um levantamento prévio para, juntamente agora com o TRE, alinharmos onde nós vamos fazer essas intervenções para que deixe essas escolas aptas para o pleito de outubro próximo”, destaca Arnaldo Dopazo.

O trabalho de manutenção está sendo realizado em diversas escolas que vão receber eleitores. A expectativa da Seduc é finalizar as intervenções em pelo menos 90% dos prédios escolares. Para o Secretário Adjunto de Infraestrutura da Seduc, a maior preocupação ainda é com as questões elétricas por causa das urnas eletrônicas.

"Estamos fazendo um trabalho junto com a Equatorial, também, vendo essa questão de subestação, para no dia da eleição não termos nenhum tipo de intercorrência. Também na parte interna das escolas, a gente está fazendo toda a revisão de tomadas e toda a questão das instalações elétricas e hidráulicas para dar um bem-estar para as pessoas que vão estar trabalhando e votando no pleito municipal”, garante o secretário adjunto de Infraestrutura da Seduc.

Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará
Imagem: Vidda Duarte / Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 15h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido