Reunião em Ananindeua tratou da logística de preparação e do transporte das urnas eletrônicas
Na pauta, também estavam assuntos como os recursos operacionais necessários para o trabalho nos dias da votação, a meta de horário para o encerramento da apuração, entre outros.
Uma reunião realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) na tarde da terça-feira (3), no Fórum Eleitoral Raimunda ‘Serrão’ Conceição Tavares Souza, em Ananindeua, com as chefias de cartório das zonas eleitorais da Região Metropolitana de Belém, tratou da logística de preparação, o cronograma de embarque e retorno das urnas eletrônicas, além do calendário dos testes de transmissão de resultados para as Eleições Municipais 2024.
A diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, esteve presente na reunião acompanhada do secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, do chefe do Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas (NGUE), Tiago Neves; do coordenador de Logística de Eleições, Dilson Mesquita, e do coordenador de Redes e Suportes, Alessandro Cruz.
Na pauta, também estavam assuntos como os recursos operacionais necessários para o trabalho nos dias da votação, a meta de horário para o encerramento da apuração, entre outros.
A diretora-geral abriu oficialmente a reunião e destacou o apoio do Tribunal às zonas eleitorais na proximidade das Eleições. "Podem contar com a Diretoria-Geral e fiz questão de estar aqui, pois estamos todos do mesmo lado e, a 32 dias das Eleições, a minha preocupação com as zonas eleitorais é sempre para que tudo dê certo", garantiu.
O secretário de TI falou sobre o foco principal do encontro. "A motivação dessa reunião é de entender como foi elaborada toda a logística de preparação das urnas eletrônicas para esse ano e, sobretudo, ouvir as sugestões de quem já está aqui há mais tempo trabalhando nesse processo", explicou.
Em seguida, o secretário apresentou os dados finais do eleitorado paraense, as estatísticas dos horários de encerramento das eleições anteriores e as metas para o pleito desse ano. De acordo com Brito, a meta é repetir o melhor horário já alcançado pelas zonas eleitorais em votações passadas. O horário ideal é 18h, contabilizando uma hora após o encerramento do horário oficial da votação.
O chefe do Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas (NGUE), Tiago Neves, explicou sobre a dinâmica de preparação, entrega e transporte das urnas eletrônicas. "Nestas eleições serão usadas as urnas no modelo 2020, distribuídas para as zonas eleitorais juntamente com os materiais de eleição incluindo cabinas, bobinas, baterias e cabos, urnas de lona, entre outros", disse.
Datas
Também ficaram definidas as datas para o processo de preparação das urnas eletrônicas, que iniciam no domingo (22 de setembro) a partir das 8h e encerram no dia 29 no Depósito de Urnas, em Ananindeua; as vistorias das urnas já preparadas ocorrem a partir do dia 26 de setembro; os testes de transmissão de resultados serão realizados nos dias 27 e 30 de setembro e no dia 2 de outubro, sempre no horário das 12h às 16h; o embarque das urnas eletrônicas será feito nos dias 3 e 4 de outubro, com retorno ao Depósito de Urnas nos dias 6 e 7 de outubro, após a votação.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.