Justiça Eleitoral do Pará leva serviços para a Semana dos Povos Indígenas
Além da distribuição do “Guia Originários: sua língua, seu voto, sua representatividade”, o TRE do Pará está fazendo alistamento, revisão de dados, cadastro biométrico e simulação do voto nas urnas eletrônicas.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) está presente na Semana dos Povos Indígenas realizada pelo Governo do Estado, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), em Belém. A programação, aberta ao público de forma gratuita, ocorre nos dias 14, 15 e 16 de abril, sempre a partir das 9h. O Tribunal participa somente nos dias 14 e 15, segunda e terça-feira, respectivamente.
Com o tema ‘Aldeando a Cop 30’, o evento reúne cerca de 400 indígenas de todas as regiões do Pará. O objetivo é discutir políticas públicas nas áreas de educação, saúde, territórios e meio ambiente. Uma oportunidade também para o encontro com as línguas e a riqueza cultural dos povos originários. O compartilhamento de informações e a troca de experiências incluem uma feira com vendas de artesanato, biojóias e pintura corporal das etnias.
A programação também conta com diversos órgãos estaduais e federais oferecendo serviços de inclusão e cidadania. O TRE do Pará participa apresentando e distribuindo o “Guia Originários: sua língua, seu voto, sua representatividade”. O material com informações eleitorais foi lançado em 2024, nas línguas maternas dos povos Munduruku, Tenetehara, Nheengatu, Waiwai e Mebêngôkre.
Para o casal Bepdja Kayapo e Takakrua Katapo, marido e esposa que fizeram o trabalho de tradução na língua Mebêngôkre, os guias são fundamentais para os Kayapó do município de São Félix do Xingu, no sudeste do estado. “Esse projeto é muito importante porque tem alguns anciãos que não entendem a língua portuguesa, mas têm o título de eleitor. Então precisa de tradução na nossa língua para eles entenderem e se prepararem para votar porque o voto hoje é essencial para os povos indígenas”, destaca o professor Bepdja Kayapo.
Além da distribuição dos guias, o Tribunal está orientando o público, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), sobre como usar a urna eletrônica destacando a ordem dos cargos dos candidatos que vão aparecer na tela do equipamento nas Eleições Gerais de 2026. "A simulação da votação nas urnas eletrônicas ajuda especialmente as crianças e os adolescentes, para eles não terem dificuldades na hora de votar porque estão crescendo. Igual eu que não sabia, hoje eu já sei porque eu aprendi e já voltei”, revela Maria Divina, indígena Guarani do município de Jacundá, no sudeste do Pará.
Do lado de fora do Hangar, em frente à entrada principal, os serviços do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) estão sendo realizados em uma agência móvel. No local, indígenas e não indígenas de todo o estado podem solicitar o primeiro título, fazer a revisão de dados e também o cadastro biométrico, além de obter informações sobre os vários outros serviços da Justiça Eleitoral.
A servidora Keylaf Miranda destaca a importância da participação do TRE do Pará na Semana dos Povos Indígenas. “Mostra que a Justiça Eleitoral não é um "bicho de sete cabeças" ou um "bicho papão" que só aparece de dois em dois anos, durante as eleições. Pelo contrário, nós estamos presentes no dia a dia de todos os eleitores, mostrando que é preciso conhecer seus direitos e participar de forma justa no processo democrático”.
Para a Secretária Estadual dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, a parceria com o Regional paraense na programação é fundamental já que a população originária esta buscando, cada vez mais, o direito de adentrar no mundo da política. “Queremos ter mais deputadas, prefeitos e prefeitas indígenas no Pará e o TRE é essencial nesse processo, compreendendo as questões geográficas e logística dentro dos territórios, para que possa levar os serviços eleitorais para mais perto da nossas comunidades”, afirma Puyr Tembé.
Serviço - A Semana dos Povos Indígenas no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, ocorre nos dias 14, 15 e 16 de abril, a partir das 9h. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. O TRE do Pará participa do evento somente nos dias 14 e 15, segunda e terça-feira, respectivamente.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Ana Beatriz Manarte / Ascom TRE do Pará.